Um sensível recorte da história de um dos maiores artistas brasileiros
Homem preto, artista brasileiro, um dos maiores nomes do seu tempo naquilo que se propunha a fazer. Grande Otelo, deixou um vasto material de sua vida para ser documentado. Em “Othelo: O Grande”, esse material ganha vida, sob narração do próprio, em uma exímia montagem que apresenta recortes de sua vida, unindo o áudio e o visual para dar ênfase a carreira deste personagem multifacetado, colocando o contraponto com o racismo latente de meados do século XX.
O documentário discorre sobre a trajetória de vida de Otelo de forma não linear. São inseridos pontos de referência e importância que conversam entre si, sempre com a narração feitas por falas do próprio, em matérias de arquivo. Assim, pode-se concordar que existiu um árduo trabalho de montagem. O resultado, até onde a obra nos mostrou, é bastante satisfatório. Começo, trajetória e final estão bem orquestrados.
Leia Mais: “Othelo, O Grande”, Griôs E A Arte Do Documentário
Com vasto repertório musical, a obra usa o artifício para passar pela vida de seu ilustre personagem e, assim, constrói a trilha sonora. Nesse ponto, há de se destacar as ótimas escolhas, que conversam com os momentos do documentário, consequentemente, com a fase da vida de Otelo que é contada na ocasião.
O racismo como pauta
O racismo é a temática que guia toda a obra. E, a montagem traz como proposta colocar Otelo como enfrentado e crítico ao racismo. Deste modo, insere falas potentes dele em relação ao temática. Também, é impactante para o público notar como um artista de tamanha grandeza foi, por muitas vezes colocado a margem ou tratado com menor importância em sua época por conta da cor de sua pele.
Ainda, capaz de emocionar o espectador, “Othelo: O Grande”, também traz esse personagem histórico como alguém que tinha muito a dizer. Apesar de passear pelo humor, as falas de Otelo são profundamente inteligentes e conscientes.
Vale ressaltar, que o documentário não apresenta uma abordagem ao intimo familiar do artista. Tão pouco é uma abordagem sobre seus conflitos internos, de cunho mais pessoal. O relato biográfico é sobre o artista em suas obras e na sua arte.
Compra Agora: Grande Otelo: uma Biografia
Por fim, “Othelo: o Grande” deixa uma necessidade de querer saber mais e conhecer detalhes de quem foi este homem. Vencedor do prêmio de Melhor documentário na Première Brasil do Festival do Rio 2023, o filme torna-se um registro único e uma bela homenagem para um dos maiores nomes que a arte do Brasil já teve. Cômico, emocionante e musical, este documentário tem tudo para conquistar o coração do público.
* “Othelo – O Grande” foi visto durante o Festival do Rio 2023. Até o momento, o trailer do filme não havia sido disponibilizado.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.