Em busca de melhor qualidade de vida, cerca de 200 milhões de pessoas emigram a cada ano para locais distintos de sua origem. Seja por motivos financeiros ou por guerras sem fim, que as “obriga” a mudar completamente sua rotina.
Com o objetivo de ter mais oportunidades para ajudarem suas famílias, essas pessoas deixam tudo para trás, e “mergulham” rumo ao desconhecido. Em grande maioria, nem se quer falam o idioma local, mas tentam se adaptar ao longo do tempo.
Com seus respectivos empregos e ganhando mais do que recebiam em seu país natal, a cada ano, esses milhões de emigrantes enviam anualmente para suas casas cerca de US$ 400 bilhões, arrecadados em pequenas porções mensais. Reunidos, seriam uma das maiores economias mundiais, movimentando muito dinheiro. Os brasileiros e os mexicanos são os campeões destas remessas na América Latina.
Essas pessoas migram como turistas, mas acabam se tornando indocumentadas, pois não conseguem visto permanente. Mesmo assim, conseguem trabalhar, se manter e ainda enviar dinheiro para a família. São obrigadas a pagar todos os impostos, mesmo sem precisar se identificar.
O documentário “Por um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados”, mostra essa realidade através da história de quatro pessoas que decidiram deixar suas famílias em busca de melhores condições para ajudá-las.
Seidi e Leonardo Takano, são irmãos brasileiros que saíram de Goiás, rumo ao Japão atrás de dinheiro para quitar uma dívida do pai. José Luis Vásquez, é um mexicano que decidiu ganhar a vida nos Estados Unidos. E Ibrahim Suware, deixou a Gâmbia, foi para a Alemanha, casou e teve filhos, mas precisa se dividir para ajudar também, sua numerosa família africana.
O jornalista Leonardo Dourado dirigiu, produziu e em seu roteiro abordou os dramas familiares e as dificuldades encontradas nessa separação, assim como, a absurda quantidade de dinheiro envolvida. Ele procurou mostrar a situação de cada “personagem” na visão dos próprios, com depoimentos e filmagens de seu dia a dia, em casa e no trabalho. Assim, como a família, que está longe.
A fotografia ajudou a mostrar a nacionalidade dos lugares abordados sendo retratada de forma natural, mostrando as características de cada país e dos locais frequentados pelos “personagens” centrais. Assim como a pouca trilha sonora evidenciou a dramatização em algumas cenas.
O documentário apresenta um tema bem atual, da crescente emigração que o mundo presencia. A preocupação com um futuro incerto e a busca por melhores condições. E, ainda aborda em pequenos trechos a não aceitação de algumas dessas pessoas no novo país. Há ainda, logo no início, o destaque do muro na fronteira entre EUA e México. Deixando no ar, a polêmica atual de se construir um muro que na verdade já existe quase que por completo.
“Por um Punhado de Dólares- Os Novos Emigrados”, estreia dia 16 de março nos cinemas.
Por Bruna Tinoco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.