É difícil salvar um filme com um roteiro frágil – ou melhor dizendo, um roteiro que não cumpre o que propõe. Quando o roteiro em questão tem seu foco na interação de seus personagens, o resultado acaba decepcionante. “Travessia”, primeiro longa-metragem do diretor João Gabriel, sofre desse problema.
Na trama, Roberto (Chico Diaz) e o filho Júlio (Caio Castro) não se entendem. Embora não fique claro o motivo inicial de conflito, a situação fica impraticável quando a mãe de Júlio morre e apenas Roberto tem acesso ao dinheiro – que gasta em um apartamento.
O filho sai de casa e processa o pai – esse detalhe, assim como a compra do imóvel, não são muito discutidos. Isolados cada um em seu universo, lidam com os próprios problemas. Júlio vende drogas pra juntar dinheiro e deixar o país com a namorada. Roberto, numa noite de bebedeira, atropela um menino sem família.
Com um plot tão intenso, era de se esperar atuações e um desenvolvimento igualmente cativantes. Infelizmente, não é o que acontece. As possibilidades são interessantes – para o pai, o remorso se confunde com um possível novo romance; para o filho, surge uma oportunidade arriscada de aumentar a renda. Mas nenhuma delas é devidamente aprofundada, e tão pouco são os personagens. Chico Diaz ainda consegue trazer humanidade ao seu patriarca disfuncional, mas Caio Castro se mantém no piloto automático de sempre (justiça seja feita, o roteiro também não lhe dá muita chance de ir além do óbvio).
A fotografia tremida, a música tecno, o tempo estendido – em sequências como a balada na praia e a boate de strip-tease -, por mais que reforcem a isolação de seus protagonistas, não dá mais consistência a história, e acaba soando supérfluo. Mesmo a representação de uma Salvador sombria, pouco reconhecível, perde a força.
“Travessia” não é de todo ruim, mas poderia ter rendido muito mais. A falta de uma narrativa bem desenvolvida e estruturada, porém, prejudica o potencial do longa.
https://www.youtube.com/watch?v=uAIF7gHxUNw
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Muito bom artigo!