Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Unsane

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
5 de julho de 2018 3 Mins Read

unsaneSe alguém voltasse no tempo dissesse para os grandes diretores de outrora que, no futuro, filmes poderão ser gravados utilizando somente um pequeno aparato que guardam nos seus bolsos, a reação dos cineastas provavelmente seria de incredulidade. Porém, é exatamente esse um dos caminhos que o cinema tem iniciado nos últimos anos: o de produções gravadas inteiramente pelo celular. Após o ótimo “Tangerine” de Sean Baker, foi a vez de Steven Soderbergh (“Magic Mike”, “Logan Lucky”,  “Onze Homens e um Segredo”, entre outros) testar essa nova tecnologia em “Unsane”, um longa registrado e editado através de um aplicativo de iPhone 7.

Em “Unsane”, Sawyer Valentini (Claire Foy) é uma mulher que se mudou de cidade para fugir de um stalker, mas que ainda sofre com as repercussões desse caso. Ao buscar ajuda psiquiátrica, ela é coagida a assinar um documento que a mantém internada por uma semana na instituição, situação que só piora quando se convence que um dos enfermeiros (Joshua Leonard) é o seu perseguidor. Sem ter certeza do que é real e do que está só na sua cabeça, Sawyer deve arranjar um modo de fugir do local.

Uma história relativamente simples, que se passa quase toda em apenas uma locação, parece ser o ideal para a proposta de gravar um longa apenas com o celular, mas, mesmo com um roteiro decente, é essa técnica o que mais prejudica o filme. Sem a estrutura de uma câmera regular, a direção de Soderbergh é bem limitada e se mantém estática por quase toda a produção, priorizando os pans ao invés de uma movimentação mais livre. De modo semelhante, a montagem também parece mecânica, sem muita fluidez, como exemplificado por um diálogo interrompido para a inserção nada sutil de um plano detalhe nas mãos de uma personagem.

Esse artifício também prejudica o visual. Se passando em um cenário que já é predominantemente bege, a produção tem um agravante tom amarelo-enlameado que além de deixar as sombras escuras demais, dá um ar amador ao longa. A direção de arte, porém, se redime com o bom uso da cor azul, a qual é atribuída uma importância para o antagonista, e por isso também é predominante em cenas nas quais o mesmo está no controle da situação.

Todos esses aspectos são mais chocantes quando se leva em consideração “Tangerine”, que foi igualmente gravado em um iPhone, mas consegue contornar as suas limitações técnicas e usá-las ao seu favor. “Unsane”, porém, não é bem-sucedido no mesmo e, às vezes, parece mais um projeto de faculdade do que um longa de um diretor veterano, pelo menos no que diz respeito a sua forma.unsane 4

Entretanto, se o seu visual é pobre, é no roteiro que a produção se destaca. Escrito por Jonathan Bernstein e James Greer, o script desenvolve duas tramas simultaneamente: as práticas ilegais da instituição que resultam na internação de Sawyer e o conflito da protagonista com o seu perseguidor. O modo como ambas são intercaladas resultam em uma construção lenta e, por vezes, tediosa, mas que tem uma conclusão digna da espera.

Se ao início parece que o longa será sobre a dúvida da personagem principal estar louca ou não, essa impressão é extinguida logo no primeiro ato quando suas preocupações se mostram reais. Mas ao mesmo tempo que o roteiro não é sobre loucura desenfreada, ele é sobre como a sanidade é afetada por um stalker, o que é visível na cena que um detetive (interpretado por Matt Damon) diz para Sawyer que ela deve basicamente começar a viver escondida e com medo por conta de seu perseguidor obsessivo.

Argumento esse que é solidificado nas interpretações de Claire Foy e Joshua Leonard. A primeira consegue expressar bem a mistura de desespero, depressão e ódio que a história da personagem pede, enquanto o segundo faz um homem obcecado, que é louco em sua serenidade, e intercala bem momentos explosivos com de fragilidade.

“Unsane” é exatamente o que aparenta ser: um longa produzido por um diretor que está testando o que consegue fazer com uma nova tecnologia. Porém, sua técnica precária é injustificável – ainda mais quando se leva em consideração o filme de Sean Baker, lançado três anos antes – e, por mais que tenha bons roteiros e atuações, acaba sendo apenas mediano.

 

Reader Rating0 Votes
0
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaMatt Damon

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

homem formiga e a vespa
Anterior

Homem Formiga e a Vespa – Bilheteria de abertura deve ser maior do que o previsto

Jurassic World
Próximo

Jurassic World: Reino Ameaçado – Filme ultrapassa US$1 bi em bilheteria

Próximo
Jurassic World
6 de julho de 2018

Jurassic World: Reino Ameaçado – Filme ultrapassa US$1 bi em bilheteria

Anterior
4 de julho de 2018

Homem Formiga e a Vespa – Bilheteria de abertura deve ser maior do que o previsto

homem formiga e a vespa

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    O protagonista de Solo Leveling em posição de combate. Capa para a matéria "Os Piores Animes de 2024".
    Solo Leveling | Netflix Anuncia Live-action
    Hugo Santiago
    Kenshirou de "Hokuto no Ken" no remake de 2026 em anime. Imagem do quadril para cima, personagem sem camisa, em uma paisagem infernal toda vermelha.
    Hokuto no Ken | Clássico Ganha Remake em Anime em 2026; Veja Trailer
    Nick de Angelo
    Legoshi de "Beastars" com uma camisa amarela e com uma toalha no pescoço. Há uma casinha atrás dele, e está de fim de tarde.
    Beastars | Temporada Final Ganha Estreia Para 2026
    Nick de Angelo
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço
    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia
    Amanda Moura
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.
    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    Trailer com David Corenswet, à direita, como o Superman no novo filme, homônimo, do herói, por James Gunn. Ele está sentado e como Clark Kent, conversando com um homem à esquerda, ambos de cabeça virada um ao outro.

    Superman (2025) | A Volta Arrasadora ao Cinema do Primeiro Super-Herói dos Quadrinhos

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon