Essa semana comemoramos o Dia Nacional do Teatro. No dia 19 de setembro, os artistas estavam em festa. Para comemorar essa data, o NO ATO trouxe para vocês algumas curiosidades sobre o teatro.

Está curioso??? Então vamos lá…

A palavra teatro é de origem grega THEATRON. As primeiras encenações foram realizadas na Grécia Antiga e encenadas ao ar livre. Após um tempo, as encenações passaram a serem realizadas em locais próprios e assim surgiu o teatro!

No começo, apenas os homens poderiam atuar e, como não existia outra alternativa para a interpretação dos papéis femininos, os homens que os faziam usavam máscaras, as personas. Dai a origem do nome Personagens. Apenas no século XVII na Inglaterra e na França as mulheres entraram no universo do teatro, como atrizes.

Merda?

Ao contrário do que parece dizer “merda”, para os artistas do meio teatral é algo muito bom. Significa que você está desejando boa sorte e muito sucesso ao ator.

E tem várias explicações para essa tradição. Uma delas é que antigamente todos iam assistir aos espetáculos de carruagem, e os cavalos ficavam ‘estacionados’ na porta dos teatros. Quanto mais o chão ficava sujo, significava que mais pessoas estavam no teatro. Então MERDA seria sinônimo de boa sorte sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.

Atuação perfeita ???

Dramaturgo, ator e encenador, Jean-Baptiste Poquelin, conhecido como Molière (1622 – 1673), passou por uma situação curiosa no palco.

Molière

Molière

Em fevereiro de 1673 ele estava com um quadro grave de tuberculose e mesmo assim foi se apresentar. No meio do espetáculo ele começou a tossir e expelir sangue pela boca. Enquanto ele estava beirando a morte, o público aplaudia com entusiasmo achando que aquilo não passava de uma encenação.

Molière foi levado para casa, local onde faleceu, apesar de terem espalhado a notícia de que ele havia morrido atuando. Afinal de contas, o que é o teatro sem um toque de drama e romantismo, não é mesmo?

Até hoje em dia alguns artistas teatrais não usam verde quando vão atuar. Uns dizem que era a cor que Molière usava naquele dia… outros que ele usava amarelo… para garantir, melhor não usar nenhuma das duas cores, né?

 

 

Quem foi o Primeiro Grande Ator Brasileiro de teatro?

João Caetano dos Santos, nascido em 27 de janeiro de 1808 em Itaboraí – Rio de Janeiro e falecido em 24 de agosto de 1863.

João Caetano

João Caetano

Começou a carreira como amador, até que em 24 de abril de 1831 estreou como profissional na peça O Carpinteiro da Livonia, mais tarde representada como Pedro, O Grande.

Apenas dois anos depois, em 1833, João Caetano já ocupava o teatro de Niterói (RJ) junto com outros atores brasileiros. Assim iniciava a Companhia Nacional João Caetano.

Seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papeis cômicos.

O teatro é uma maneira muito importante de demonstrar a arte, além de ser um ótimo programa cultural para qualquer final de semana , seja para ver uma comédia ou um drama, pois sempre irá acrescentar algo em nosso conhecimento.

Ficou com vontade de se divertir ? Confiram nossa agenda!

Agenda
 Por André Lamare