Criatividade além do limite

Entra ano e sai ano, uma das maiores economias americanas continua sendo a cinematográfica. Altos números invadem as bilheterias em todo o mundo e isso acontece, sem dúvida alguma, devido ao alto padrão de investimento nos filmes e/ou graças a uma estratégica campanha de marketing. Nesse último caso, podemos incluir inclusive alguns projetos independentes que marcaram a história da sétima arte graças a trabalhos inesquecíveis. Entretanto, não quero abordar orçamentos ou faturamento dos filmes nessa matéria (Caso queira ver um pouco sobre isso, clique aqui), e sim algo que chama atenção constantemente dos fãs, principalmente depois da internet e, isso, está diretamente relacionando a divulgação do projeto, ou seja: Ligado a boa e velha escola de publicidade! Eu estou falando dos posters dos filmes, responsáveis por anunciar e chamar atenção do público, de forma convidativa, para que esse confie e compre o ingresso para assisti-lo.

Hoje as divulgações são feitas em vários tamanhos, mas a versão do tipo “cartaz” permanecente e ganha força quando a produção responsável investe em diferentes estilos. A criatividade rola solta e os designers acabam tendo com o que “brincar”. O nosso Doctor Geek especial (Por nada demais, eu só quero que seja especial. =) dessa semana vem dividido em duas partes e, em cada uma delas, teve o árduo e divertido trabalho de pesquisar e selecionar 30 artes que merecem destaque em nossa coluna.

Começando pela parte 1, vamos mostrar alguns filmes mais antigos que se tornaram clássicos dentro de seus respectivos gêneros. E na segunda parte, traremos produções mais recentes, do final dos anos 90 até os dias atuais. Lembrando que nem todos os cartazes foram desenvolvidos na época, algumas propostas surgiram para divulgar um remake, continuação e/ou relançamento do filme em dvd. Sem contar que alguns são trabalhos realizados por fãs.

Viu como um bom designer pode fazer a diferença em seu projeto?! E, essa é apenas a parte 1, a segunda vai ser lançada no próximo domingo. Curta e compartilhe com seus amigos.