Com mais de trinta anos de carreira, a banda de Heavy Metal Sepultura, fundada pelos irmãos Igor e Max Cavaleira (em Belo Horizonte- Minas Gerais), se tornou a mais conhecida mundialmente, quando se fala em banda brasileira e, acaba de ganhar um documentário sobre sua trajetória.
Tudo começou em 1984, quando os irmãos Cavaleira, que já tocavam e tinham como paixão, desde a adolescência, a música, em especial o metal, quiseram formar uma banda. Convidaram seus então amigos de colégio da época, Paulo Jr. e Jairo Guedez e, decidiram formar o Sepultura. No começo, era apenas um hobby de jovens, mas, com o tempo assinaram contrato com uma gravadora e lançaram seu primeiro álbum, “Bestial Devastation”. A partir daí, começaram a traçar o rumo da banda, fazendo diversos shows e participações em festivais, mas ainda sem muito destaque.
Foi em 1987, quando lançaram o álbum “Schizophrenia”, que a banda disparou no cenário musical (vendendo cerca de 10 mil cópias só nas primeiras semanas). Já neste ano, estavam com uma nova formação, após diversos desentendimentos e, consequentemente, mudanças de projetos pessoais, Andreas Kisser, que já havia feito algumas jams com o grupo, junta-se a ele oficialmente e, o guitarrista Jairo sai da banda. Tempos depois, em 1996, seus próprios fundadores deixariam o grupo. Hoje, o norte americano Dereck Green representa a banda nos vocais acompanhando, Eloy Casagrande (na bateria), Andreas Kisser (na guitarra) e Paulo Xisto (único da formação original, antes da fama, no contra baixo).
O diretor do documentário, Otavio Juliano (do premiado “A árvore da música”), acompanhou a banda em suas turnês pelo mundo durante 6 anos, filmando os diversos shows (mais de 100 por ano aproximadamente) pelos diferentes continentes. Foram mais de 800 horas de gravação, buscando captar cada detalhe, desde o processo criativo de cada canção, ao convívio dos músicos, que fazem a banda sobreviver e ser sucesso por longos anos.
O documentário também conta com imagens de arquivo ainda inéditas, imagens das gravações dos álbuns, aborda alguns conflitos entre os integrantes, durante as turnês, contém cenas de shows e de bastidores além de diversas entrevistas com nomes conhecidos da música, como David Ellefson, do Megadeth, Lars Ulrich, da banda Metallica, Scott Ian, do Anthrax, João Gordo, do Ratos de Porão, Phil Campbell, do Motorhead, Corey Taylor, do Slipknot, Phil Anselmo, do Pantera entre outros grandes músicos, que ajudam a abrilhantar e entender o grande destaque da banda brasileira no cenário musical mundial.
O Sepultura é conhecido por misturar diversas sonoridades em suas criações, enriquecendo suas músicas com influências de death e black metal, hardcore, elementos da música brasileira, da música africana e da tribal índigena. Deixando sua criatividade e marca única por onde passa.
Além da espera pelo lançamento, a grande expectativa dos fãs e de todos que acompanharam a trajetória de sucesso do Sepultura, é se os irmãos e fundadores da banda Igor e Max Cavaleira, ganharão também, seu destaque (merecido) no filme, o que tudo indica é que não, mas, vamos aguardar sua estreia.
O lançamento do longa está marcado para dia 21 de maio em uma sessão especial na cidade de Los Angeles, Califórnia, e conta com a parceria entre a O2 Play e a rede de cinemas Alamo Drafthouse Theater. A sessão será no The Regent, um espaço histórico que recebe shows e eventos especiais, no centro de L.A. No Brasil, “Sepultura Endurance” está previsto para entrar oficialmente em cartaz dia 15 de junho mas, terá uma sessão especial antecipada para fãs de todo o país em 14 de junho, um dia antes.
Por Bruna Tinoco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.