Connect with us

Hi, what are you looking for?

Especiais

Domingo também é dia de RioMarket

Durante todo o Festival do Rio, a cidade parou abençoando a sétima arte que tomou conta de 25 cinemas espalhados por diferentes lugares. Até Niterói entrou na dança com o belíssimo centro de artes proporcionado pela “Reserva Cultural”. Entretanto, um dos lugares mais procurados foi a sede do evento no Pavilhão do Festival, lugar onde aconteceu do dia 05 à 12/10 um grandioso encontro de profissionais e estudantes que puderam ensinar, conhecer e aprender um pouco mais sobre o mercado do audiovisual.

Esse ano a área de negócios foi dividido em quatro segmentos: RioMarket Tv, RioMarket Film, RioMarket Advertising e RioMarket Fashion e Film. A escolha dos responsáveis em abranger ainda mais a função do espaço proporcionou a diversos tipos de pessoas uma oportunidade única, uma vez que a maior parte dos Workshops, Masterclasses, Palestras e Debates eram gratuitos. Em se tratando da crise financeira em que o país encontra, a ocasião veio a calhar e ajudou bastante.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A busca por conhecimento foi tanta que até o dia conhecido como o “dia de descanso” foi tomado por muita expectativa, levando um público considerável ao local para conferir o seminário “Novas perspectivas do documentário na Era Transmídia” com Deborah Osborn, responsável pela produção executiva dos projetos de entretenimento da BigBonsai, e Flavia Guerra, jornalista e documentarista renomada.

As profissionais falaram sobre o crescimento do mercado, deixando claro as dificuldades sofridas, e o que esperar do futuro. Também ressaltaram os pontos positivos do documentário e quais as questões que um diretor e produtor precisam se impor antes de começar a rodar o seu projeto.

Embora muitas pessoas possam achar o filme documentário muitas vezes chato, esse é um dos estilos de linguagem que mais cresce no Brasil e proporciona informações como nenhum outro. Cineastas experientes e iniciantes estão estreitando cada vez mais laços com o gênero e trazendo projetos de extrema importância para nossa sociedade, como caso dos filmes “Divinas Divas” de Leandra Leall e “A luta do século” de Sérgio Machado, vencedores de prêmios no Festival do Rio desse ano e aplaudido pelo público.Ancelmo Saffi - Foto: DivulgaçãoContribuindo mais uma vez para o RioMarket, Ancelmo Salomão Saffi trouxe o seu Master Class de maquiagem agregando a bagagem de maquiadores e interessados que estiveram presentes. Saffi, que está na profissão há 35 anos, recebeu o prêmio de melhor maquiagem em 2014 pelo seu trabalho no filme “Flores Raras”, pela Academia Brasileira de Cinema do Rio de Janeiro.

Seu conhecimento e habilidade com as técnicas de maquiagem, aliados à paixão e respeito pela profissão, valorizando o estudo e atenção às tendências, são inspiradores. ter a chance de compartilhar das suas experiências e aprender mais é sempre engrandecedor. (Gleicy Favacho – Maquiadora Profissional)

Ensinando através de demonstrações, referências cinematográficas e dando oportunidades de fazer perguntas, o profissional realizou uma aula prazerosa e, com certeza, acrescentou bastante no conhecimento de todos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O dia também foi marcado por duas sessões do Workshop “Film Commissions” e também pelo Workshop de roteiro com José de Carvalho, roteirista, script doctor e professor de dramaturgia, que tem no currículo projetos como Castelo Rá-tim-bum: o filme, Bruna Surfistinha, Faroeste Caboclo e a novela Xica da Silva. Carvalho possui uma metodologia própria e tentou trazer em poucas horas o máximo de informação para os alunos. Ele também já ministrou cursos para profissionais da O2 Filmes e da Rede Globo.

Aos poucos estamos contando todos os dias do evento, os quais você pode conferir através desse link. Em breve publicaremos também algumas entrevistas que fizemos durante o RioMarket. Outras informações, como divulgações em tempo real, você pode conferir em nossas redes sociais.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Daniel Gravelli é um brazuca que parle français e roda uns filmes por aí. Apaixonado pelos universos da escrita e da atuação, tem um caso com o teatro e morre de amores pelo cinema. Fotógrafo e crítico nas horas vagas, gosta de cozinhar, apreciar um bom vinho e trocar ideias interessantes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Crítica

Antes da estreia, “Mulher-Maravilha” (de 2017) era um filme recheado de desconfianças. Despois do Universo Estendido da DC  (DCEU) ter fracassado, aquele longa chegava...

Filmes

Durante a CCXP Worlds houve painéis sobre séries de TV, quadrinhos, novelas e cinema. Especificamente falando dos filmes, todos os dias algum ator ou...

Filmes

Seleção da Mostra Premiére Brasil será anunciada em 21 de dezembro A direção do Festival do Rio anuncia que a edição de 2020, que...

Filmes

Após sua reabertura, o tradicional e amado cinema paulistano, Petra Belas Artes, está passando por dificuldades para se manter funcionando devido à falta de...

Advertisement

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.