O que acontece quando nossas escolhas não saem como a gente imagina? Quando uma simples ação, como pegar um elevador, sai do controle, até onde o ser humano está disposto a ir? Qual é o limite moral de cada um? Esses são alguns temas abordados em “Elevador Social“, espetáculo escrito e dirigido por Danilo Moraes e com produção de Dani Carvalho, com apresentações às sexta, sábados e domingo, durante todo o mês de julho, as 19h30, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana (RJ).
Leia mais: Peça “O Balcão”, De Jean Genet, Está Em Cartaz No Teatro Arena Sesc Copacabana
“A peça surgiu dessa bipolaridade que toma conta das relações. Quis colocar dois sujeitos que certamente enxergam o mundo por perspectivas antagônicas dentro de uma jaula e ver o que aconteceria. Forçá-los pelas circunstâncias a lidarem um com o outro.”
Danilo Moraes
Manoel Madeira, que dá vida a Cláudio, acredita que o diferencial da obra é a crítica social necessária para o momento em que vivemos, e conta que sua parte favorita da produção é o próprio texto, que promete prender o espectador do início ao fim, com situações inusitadas e desconfortantes.
“O texto foi o que mais me atraiu, porque traz essas situações dramáticas, mas que ao mesmo tempo são engraçadas e muito possíveis. Trazer esse extremo do dia a dia pro palco é algo que conseguimos fazer muito bem, e acredito que vai deixar marcas em quem assistir” – salienta Manoel.
O projeto possui ainda um forte cunho social. Além de apresentações gratuitas aos domingos, foram realizadas oficinas de produção, que destrincharam as características da produção cultural ao público.
“Quando a gente fala de democratização, não é só na venda de ingressos a preços populares, mas a possibilidade de dividir com o público todas as fases de criação do espetáculo” – esclarece a produtora Dani Carvalho.
“Elevador Social” é um projeto cultural fomentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do FOCA 2021 (Edital de Fomento à Cultura Carioca). Para mais informações, acesse o perfil da peça no Instagram.
Sinopse
Na história, um elevador para de forma brusca, e prende os dois homens que ali estavam: o ascensorista Jorge (Anderson Negreiro), um rapaz simples que só quer fazer seu trabalho, e Cláudio (Manoel Madeira), um empreendedor que precisa chegar ao seu destino rapidamente. Um homem privilegiado, e outro humilde. Dois homens que não relacionariam, não fosse por um mero elevador.
Serviço
Local: Sala Municipal Baden Powell, Copacabana
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Temporada: 1º à 31 de julho (apresentações oficiais)
Dias: sexta, sábado e domingo (apresentações oficiais)
Horário: 19h30
Duração: 80 min
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$15,00 a R$30,00 (Gratuito aos domingos)
Ficha Técnica
Texto e direção: Danilo Moraes Assessoria de Imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho e Leonardo Minardi)
Elenco: Anderson Negreiro e Manoel Madeira
Cenário e figurino: Taísa Magalhães
Iluminação: Wagner Azevedo
Direção de produção e produção executiva: Dani Carvalho
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.