Montagem inédita no Brasil, em única apresentação no Theatro Municipal, dia 15 de abril, sábado, às 18h, na Sala Mário Tavares
Pela primeira vez no Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a coprodução Brasil-Chile “Canta Contos“, em única apresentação no dia 15 de abril, sábado, às 18 horas, na Sala Mário Tavares. Com entrada franca e classificação livre, um espetáculo com música ao vivo para três histórias clássicas da literatura mundial – A Bela e A Fera, Chapeuzinho Vermelho e O Flautista de Hamelin – e elementos de poesia, ópera e teatro musical.
Leia mais: Peça “Pai-de-Deus” estreia essa semana na Sede Cia dos Atores, na Lapa carioca
“Canta Contos” é a versão brasileira do projeto Gabriela Mistral “Canta Cuentos”, criado pelo ator e compositor chileno Francisco Sánchez (Tryo Teatro Banda) que musicou e orquestrou os contos de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, reescritos em verso pela poetisa chilena Gabriela Mistral (1889-1957), Nobel de Literatura em 1945.
A produção, que estreia no Brasil com recursos do edital Municipal em Cena 2021, tem Coordenação Geral da Júlio Adrião Produções Artísticas. Nela, Francisco Sánchez assume as adaptações poéticas dos contos A Bela e A Fera, com atuação de Suzana Nascimento (vencedora do prêmio APTR 2022 de Melhor Atriz) e O Flautista de Hamelin, interpretado por Fernanda Botelho (idealizadora da coprodução Brasil-Chile). Sánchez, como no Chile, atua no conto Chapeuzinho Vermelho, agora cantando em português. O chileno também segue na direção do espetáculo, composição e orquestração de toda a obra.
O elenco é acompanhado por onze instrumentistas da Camerata da Esquina, com integrantes oriundos da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e músicos convidados. O espetáculo tem Direção Musical e Regência de Edvan Moraes. As versões em português são de Vitor Louzada. A preparação vocal dos atores é de Chiara Santoro e da Anna Priscilla Lacerda. O chileno Pedro Gramegna assina o figurino de Chapeuzinho Vermelho e Rebecca Cardoso, dos novos contos criados para a versão brasileira. A iluminação é de Guiga Ensá e o Sound Design é de Leandro Lobo.
Canta Contos é um espetáculo cênico-cantante-sinfônico-literário, um concerto de “cantação” de histórias. Com diferentes formas de expressão artística, desperta o interesse de diversos públicos. Um programa para toda a família, com maior indicação para crianças a partir de 6 anos. A apresentação contará com um intérprete de Libras.
Sinopse “Canta Contos”
Espetáculo inédito no Brasil com atores cantando contos clássicos da literatura mundial como “A Bela e a Fera”, “Chapeuzinho Vermelho” e “O Flautista de Hamelin”, acompanhados de uma Camerata, mesclando elementos de poesia, ópera e teatro musical. Com Fernanda Botelho, Francisco Sanchez, Suzana Nascimento e Camerata da Esquina, sob a regência de Edvan Moraes.
Serviço – Canta Contos
Data: 15 de abril de 2023 | sábado
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Sala Mário Tavares
Horário: 18h
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 161 lugares
Com intérprete de Libras
Ingressos gratuitos: distribuição na bilheteria do Theatro, a partir das 17 horas (1h antes do início da sessão). Sujeitos à lotação do espaço.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.