Muitos Artistas ficam esperando nos bastidores, eles esperam ser descobertos por alguém, alguém que invista neles.

Artistas bem sucedidos sabem que eles mesmo que têm que criar o seu próprio sucesso, então eles não esperam, eles cuidam do próprio negócio, esperam as oportunidades para mostrarem o seu talento, buscam estas oportunidades e sabem identificar a hora certa para isso.

Mas onde a ética se enquadra nisto?

A Ética é necessária para um artista sério, quando você demostra ética no seu trabalho, passa a ser respeitados pelos seus investidores, colegas de trabalho, jornalistas, divulgadores, donos de casas noturnas, empresas de eventos e etc.

Todas as profissões têm seus códigos de ética profissional, os dentistas, médicos, advogados, engenheiros, administradores, e porque os artistas não devem ter os seus?

5 pontos a serem evitados

1- Falar mal de um artista que concorra diretamente ou indiretamente, evite conversas deste tipo que principamente ocorrem em estudios de gravação, corredores de radios, bastidores de festivais, os artistas de sucesso não se envolvem nesse tipo de conversa, na verdade as evitam.

Sua opinião com certeza será citada na proxima conversa de bastidores e você não estará lá para se certificar se realmente o que você falou está sendo passado de uma forma que reflita corretamente a sua opinão sobre o assunto, ou seja, assim surgem as fofocas de bastidores, artistas, profissionais sérios não querem os seus nomes envolvidos em fofocas.

2- Evite ouvir a frase seguinte de alguém que inicia uma conversa com as frases: Ouvi dizer que artista tal é ruim…, ou me falaram que o artista tal fez… tenha sempre o bom senso em se retirar deste tipo de conversa, pois a proxima pergunta será: O que você acha dele? Provavelmente você tomará uma posição que você com certeza não saberá quais serão as consequências do seu comentário e se o que você se posicionou será passado adiante com veracidade, e nunca saberá “quem” pode estar ouvindo o seu comentário.

3- Evite comentar qualquer coisa desfavoravél sobre qualquer artista, mesmo que esteja na mídia, tenha sempre o bom senso em evitar comentários desfavoravéis a outros colegas de trabalho.

Não trata-se de ser condizente com atitudes duvidosas ou fingir que nada aconteceu, mas trata-se de deixar claro que cada profissional é responsável por seus atos no mercado e que você, com certeza, não é a pessoa mais indicada a responder por estes atos, mas sim a assessoria de imprensa do artista em questão irá dar uma explicação para o mercado.

4- Conduza os seus negócios com a maior transparência possível.

5- Não deixe de pagar nenhum fornecedor de serviço, pois os artistas de sucesso sabem do valor de uma boa imagem comercial no mercado.

Nota: presenciei diversas vezes “novos artistas” em estudio falando mal de artistas de sucesso do mercado com conversas do tipo: ele não deveria fazer assim, deveria fazer de outro jeito, eu sei como ele deveria fazer, ele vai se dar mal, ele é idiota acha que vai fazer sucesso com isso, essa música é uma merda……

Conclusão: praticamente todos estes novos artistas não estão mais no mercado, nem ao menos chegaram a fazer parte dele.

Provavelmente quando você estiver dando os seus primeiros passos neste mercado estes artistas ja estavam nele por, pelo menos, 10 anos, aprenda a ser humilde e reconhecer que você sempre tem algo novo a aprender e que o seu jeito pode não funcionar, especialmente quando você estiver questionando um artista que já tem uma certa projeção no mercado. Ele com certeza ja aprendeu algumas coisas que funcionam no mercado dele que você ainda não conhece.

Bons sons!

Por Claudio Girardi