O assassino da capa de pescador está de volta com seu gancho entre erros e acertos
Chegou aos cinemas na última quinta-feira, 17, o filme “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, que retoma a franquia sucesso de terror slasher adolescente dos anos 1990. O lançamento é mais um da onda de legacy sequels – um misto de continuação e reboot de franquias paradas nos estúdios – que invadiu Hollywood nos últimos tempos. Nostálgica, a produção encontra seu público entre erros e acertos. Confira alguns deles a seguir, com spoilers leves:
Acerto: Fan service na medida certa
Quando um filme marca uma geração de pessoas em determinada década, é comum que uma franquia que está sendo retomada ou encerrada, inclua referências e elementos presentes dos primeiros filmes, para criar conexão com o público fiel enquanto busca conquistar uma geração mais nova. Em “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, o chamado fan service é muito bem explorado e usado com criatividade para não se tornar a base do novo filme. Como por exemplo, quando Helen Shivers (Sarah Michelle Gellar) aparece em um sonho de Danica Richards (Madelyn Cline), que é uma cena que deixa os fãs antigos da franquia felizes, sem interferir ou sobrecarregar a história que está sendo contada.
Erro: Ignorar sequências que não deram certo
O primeiro filme da franquia foi lançado em 1997, com o mesmo nome do atual. Ele teve uma sequência direta, lançada em 1998, com o nome “Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado”. Em 2006, mais uma sequência foi lançada com o nome “Eu Sempre Vou Saber o Que Vocês Fizeram No Verão Passado”, com personagens novos e uma história sem ligação com os filmes anteriores. Além disso, a franquia ganhou uma série na plataforma Prime Video em 2021, cancelada após apenas uma temporada.
O filme de 2025 traz de volta os dois protagonistas sobreviventes do primeiro, Julie (Jennifer Love-Hewitt) e Ray (Freddie Prinze Jr.) e todas as ações, lembranças e investigações do novo grupo de jovens com um segredo fazem referência apenas ao primeiro filme. Nem mesmo o segundo filme é citado, embora seja uma sequência direta do primeiro. Nós sabemos que um legacy sequel quer corrigir produções anteriores que não deram certo. No entanto, em tempos de Google e redes sociais, não é difícil saber que o assassino do gancho e da capa de pescador já esteve por aí perseguindo outros jovens com culpa no cartório.
Acerto: O mistério em torno do assassino que tanto amamos

Se tem uma coisa que essa franquia faz de melhor, é manter o mistério em torno da testemunha ocular do crime e, consequentemente, do assassino. No filme de 2025, o mistério é muito bem guardado até as cenas finais, e a revelação vem em dose dupla. Embora seja fácil deduzir que um dos jovens possa ser o assassino, pelas circunstâncias do crime, a revelação da identidade de fato só pode ser decifrada por exclusão, já muito perto do final da trama.
Erro: Uma “nova” história
O principal erro do novo “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” é que parece que estamos assistindo o mesmo filme de 1997, com leves atualizações. O filme se preocupa tanto em fazer o público esquecer as sequências ruins, que é incapaz de acrescentar algo novo nas interações do núcleo principal de atuação.

Os estereótipos dos jovens, inclusive, são os mesmos de 1997, a loira popular e cobiçada Danica e seu namorado Teddy (Tyriq Withers) são uma versão menos tóxica de Helen e Barry (Ryan Phillippe), e Ava (Chase Sui Wonders) e Milo (Jonah Hauer-King) são uma correspondência a Julie e Ray, inclusive em relação ao status atual da relação. Uma mudança sutil aqui, é que Ava é bissexual, numa tentativa de dar alguma modernidade aos personagens, e o quarteto agora virou um quinteto com a amiga Stevie (Sarah Pidgeon).
Novamente, o crime que vira segredo é culposo, e que poderia facilmente ser resolvido com uma ligação para a polícia, sem grandes consequências para ninguém. Como o final indica que mais filmes estão por vir, a nostalgia não vai ser suficiente para salvar os próximos, se eles forem o mais do mesmo.
Acerto: Momentos cômicos bem explorados
Os momentos cômicos estão sempre presentes em filmes de terror slasher. Na franquia “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, eles sempre foram bem explorados e ajudam muito na identificação do público com os personagens. O filme mais recente mantém esse aspecto como uma das coisas mais legais de seu desenvolvimento, potencializado pelo talento do elenco nessa construção. Agora fica a expectativa para que os próximos filmes mantenham esses momentos sem exagerar na dose.
Já assistiu “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”? Diga o que achou nos comentários.
Imagem Destacada: Divulgação/Sony Pictures
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.