Uma professora de esportes, um advogado ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento. Essa é a premissa de “Golias”, novo filme de Frédéric Tellier, com distribuição da Bonfilm, que estreia nos cinemas brasileiros através do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em todo o país entre os dias 21 de junho a 6 de julho.
Visto por cerca de 700 mil espectadores na França, o longa-metragem tem no elenco nomes já conhecidos do público do festival: o ator Pierre Niney – premiado com César de melhor ator por “Yves Saint Laurent”, e ainda de “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”; a atriz e diretora Emmanuelle Bercot, de “Enquanto Vivo”, “Meu Rei” e “De Cabeça Erguida” e diretor e ator Gilles Lellouche, de “Rock’n Roll: Por Trás da Fama”, “Um Banho de Vida”, “Até a Eternidade” e “Assim é a Vida”.
France, a professora (Bercot), se tornou ativista ambiental após o marido desenvolver um câncer pela exposição a pesticidas. Patrick (Lellouche) é um advogado engajado e teimoso, que defende agricultores contra o lobby das empresas químicas. Mathias (Niney) é um lobista frio e brilhante, que atua em favor dos interesses de uma grande companhia de agroquímicos. O encontro deles se dará por questões ambientais, financeiras e políticas que se correlacionam.
Apesar de ficção, Golias discute temas atuais como o uso de alimentos geneticamente modificados, a indústria de agrotóxicos e pesticidas, o poder político e o lobby dos gigantes do agronegócio. A trama é inspirada no escândalo da Monsanto Papers – que expôs o perigo dos agroquímicos produzidos pela multinacional Monsanto Company – e denuncia uma série de práticas questionáveis dentro desse universo.
GOLIAS (Goliath)
2022 / 2h02 / Drama, Suspense
Com: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot
Direção: Frédéric Tellier
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Sinopse: France, professora de esportes e ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.