O festival vai trazer o melhor do cinema infantil, em sessões espalhadas por todo o país
Nesta semana começa a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), um projeto voltado para o público infanto juvenil que acontece todo ano em cinemas ao longo do país. A primeira edição aconteceu em 2003 e naquele ano foram exibidos 5 filmes nacionais 10 estrangeiros. Até 2018 o evento já exibiu mais de mil títulos, de 36 países, para um público superior a 1,7 milhão de espectadores (dos quais 900 mil alunos e professores da rede pública de ensino, muitos em seu primeiro contato com o cinema).
A cada ano uma personalidade importante para o cinema ou para as crianças é homenageada, e desta vez o escolhido foi Maurício de Souza, que recentemente teve o filme live-action de seus quadrinhos da Turma da Mônica lançados nas telonas. Entre tantas produções do escritor e desenhista, serão exibidos “Turma da Mônica Laços“, a animação “A Princesa e o Robô“(1984) e episódios do desenho “Mônica Toy” no começo de cada sessão.
O FICI vai além de um festival que apenas faz a exibição de filmes infantis nacionais e internacionais, confira tudo sobre esta celebração do cinema feito para crianças e adolescentes.
A tela na sala de aula (foto)
Sessão Acessibilidade
Um dos momentos mais especiais do FICI é a Sessão Acessibilidade, voltado para crianças com deficiências visuais e/ou auditivas. Os pequenos espectadores têm a oportunidade de acompanharem o filme através da linguagem de sinais, legenda descritiva e audiodescrição. Na 17ª edição o filme que vai ser exibido neste formato é um longa de animação nacional: “Tito e os Pássaros”. A entrada é gratuita, mediante retirada de senha a partir de 30 minutos antes do horário da sessão.
Se você ainda não viu e Sessão Telecine
Prêmio Brasil de Cinema Infantil
Em sua 12ª edição, a premiação do FICI bateu recorde de inscrições, quase 200 filmes. A seleção final reúne 19 curtas de 12 estados brasileiros e será exibida nas sessões Histórias Animadas (+ 6 anos), Histórias Curtas (+ 8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). E o melhor de tudo: o vencedor é escolhido pelas crianças. A votação é sempre realizada em sessão durante o festival, mas pela primeira vez ela também vai acontecer de forma online através do site oficial do evento.
Dublagem ao vivo
Essa é a sessão mais conhecida do FICI. As crianças têm a chance de assistir ao vivo o trabalho dos dubladores, uma experiência única de ver como eles fazem as vozes dos personagens em tempo real, dentro do cinema. No Rio, a Dublagem ao vivo será com o longa alemão “Encrenca em Dose Dupla”, a divertida história de um menino que cria seu próprio duplo e, com ele, se envolve em muitas confusões.
Mostra Novos Jovens
Neste projeto os filmes são direcionados para o público pré-adolescente e adolescente e trazem temas da atualidade. Neste a programação tem dois documentários e uma ficção, todos são brasileiros. Entre as produção que vão ser exibidas está “Já Espero tua (re)volta” de Eliza Capai. O documentário acompanhou as manifestações estudantis desde 2013 e é vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, dentro da Mostra Generation 14plus: Peace Film e Anistia Internacional, e dos prêmios de Melhor Filme, Montagem e Roteiro na 23ª edição do Cine-PE, além do prêmio Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
Luccas Neto
Uma das principais atrações deste ano é a exibição do longa do youtuber Luccas Neto. O filme foi lançado em julho, mas estava disponível apenas em VOD (video on demand). “Luccas Neto em: Acampamento de Férias” é o terceiro trabalho de longa-metragem do queridinho do público infanto-juvenil que tem mais de 26 milhões de inscritos em seu canal, e pela primeira vez um filme de Luccas será exibido no cinema.
8x animação
Em 8 X Animação – Especial Séries Brasileiras, o público pode conferir na tela grande, em uma mesma sessão, episódios de séries nacionais que fazem sucesso da telinha, como “O show da Luna”, “Bubu e as Corujinhas”, “Bóris e Rufus” e “Os Cupins”.
O FICI foi idealizado pela diretora de cinema Carla Camurati em conjunto com a produtora Carla Esmeralda. O objetivo é fazer com que milhares de crianças possam desfrutar da sétima arte do melhor jeito, com diversão e de forma educativa. Ao longo dos anos o projeto foi crescendo e trazendo programações cada vez mais inovadoras. Que o festival esse ano realize o sonhos de muitas crianças e adolescentes. Confira mais informações aqui.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.