Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

FICI – Começa esta semana a 17ª edição do festival

Imagem: Divulgação/FICI/Os comedores de meia

O festival vai trazer o melhor do cinema infantil, em sessões espalhadas por todo o país

Nesta semana começa a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), um projeto voltado para o público infanto juvenil que acontece todo ano em cinemas ao longo do país. A primeira edição aconteceu em 2003 e naquele ano foram exibidos 5 filmes nacionais 10 estrangeiros. Até 2018 o evento já exibiu mais de mil títulos, de 36 países, para um público superior a 1,7 milhão de espectadores (dos quais 900 mil alunos e professores da rede pública de ensino, muitos em seu primeiro contato com o cinema).

A cada ano uma personalidade importante para o cinema ou para as crianças é homenageada, e desta vez o escolhido foi Maurício de Souza, que recentemente teve o filme live-action de seus quadrinhos da Turma da Mônica lançados nas telonas. Entre tantas produções do escritor e desenhista, serão exibidos “Turma da Mônica Laços“, a animação “A Princesa e o Robô“(1984) e episódios do desenho “Mônica Toy” no começo de cada sessão.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O FICI vai além de um festival que apenas faz a exibição de filmes infantis nacionais e internacionais, confira tudo sobre esta celebração do cinema feito para crianças e adolescentes.

A tela na sala de aula (foto)

Neste projeto interdisciplinar, o cinema é utilizado como ferramenta de pedagogia por professores da rede pública. No site do FICI existem cadernos com sugestões de tarefas educacionais que foram confeccionados a partir dos fundamentos do Ministério da Educação e dividido entre os anos escolares (da educação infantil ao ensino médio). Cada filme possui sua própria cartilha e o download é feito gratuitamente.

Sessão Acessibilidade

Um dos momentos mais especiais do FICI é a Sessão Acessibilidade, voltado para crianças com deficiências visuais e/ou auditivas. Os pequenos espectadores têm a oportunidade de acompanharem o filme através da linguagem de sinais, legenda descritiva e audiodescrição. Na 17ª edição o filme que vai ser exibido neste formato é um longa de animação nacional: “Tito e os Pássaros”.  A entrada é gratuita, mediante retirada de senha a partir de 30 minutos antes do horário da sessão.

Se você ainda não viu e Sessão Telecine

Essa sessão é para você que tentou assistir os principais filmes infantis do ano, mas não conseguiu. Essa é a última oportunidade! O FICI vai reexibir os longas “Toy Story 4” e “Aladdin” em 3D, e também “Angry Birds 2 – O Filme”, “Homem-Aranha no Aranhaverso” (ganhador do Oscar de Melhor Animação), “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” ,”Pets – A vida secreta dos bichos 2″ e “Corgi: Top Dog“. Além disso acontece também a Sessão Telecine, que exibe “Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano”, segundo longa da famosa série do canal Gloob.

Prêmio Brasil de Cinema Infantil

Em sua 12ª edição, a premiação do FICI bateu recorde de inscrições, quase 200 filmes. A seleção final reúne 19 curtas de 12 estados brasileiros e será exibida nas sessões Histórias Animadas (+ 6 anos), Histórias Curtas (+ 8 anos) e Mostra Teen (+ 10 anos). E o melhor de tudo: o vencedor é escolhido pelas crianças. A votação é sempre realizada em sessão durante o festival, mas pela primeira vez ela também vai acontecer de forma online através do site oficial do evento.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dublagem ao vivo

Essa é a sessão mais conhecida do FICI. As crianças têm a chance de assistir ao vivo o trabalho dos dubladores, uma experiência única de ver como eles fazem as vozes dos personagens em tempo real, dentro do cinema. No Rio, a Dublagem ao vivo será com o longa alemão “Encrenca em Dose Dupla”, a divertida história de um menino que cria seu próprio duplo e, com ele, se envolve em muitas confusões.

Mostra Novos Jovens

Neste projeto os filmes são direcionados para o público pré-adolescente e adolescente e trazem temas da atualidade. Neste a programação tem dois documentários e uma ficção, todos são brasileiros. Entre as produção que vão ser exibidas está “Já Espero tua (re)volta” de Eliza Capai. O documentário acompanhou as manifestações estudantis desde 2013 e é vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, dentro da Mostra Generation 14plus: Peace Film e Anistia Internacional, e dos prêmios de Melhor Filme, Montagem e Roteiro na 23ª edição do Cine-PE, além do prêmio Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Luccas Neto

Uma das principais atrações deste ano é a exibição do longa do youtuber Luccas Neto. O filme foi lançado em julho, mas estava disponível apenas em VOD (video on demand). “Luccas Neto em: Acampamento de Férias” é o terceiro trabalho de longa-metragem do queridinho do público infanto-juvenil que tem mais de 26 milhões de inscritos em seu canal, e pela primeira vez um filme de Luccas será exibido no cinema.

8x animação

Em 8 X Animação – Especial Séries Brasileiras, o público pode conferir na tela grande, em uma mesma sessão, episódios de séries nacionais que fazem sucesso da telinha, como “O show da Luna”, “Bubu e as Corujinhas”, “Bóris e Rufus” e “Os Cupins”.

O FICI foi idealizado pela diretora de cinema Carla Camurati em conjunto com a produtora Carla Esmeralda. O objetivo é fazer com que milhares de crianças possam desfrutar da sétima arte do melhor jeito, com diversão e de forma educativa. Ao longo dos anos o projeto foi crescendo e trazendo programações cada vez mais inovadoras. Que o festival esse ano realize o sonhos de muitas crianças e adolescentes. Confira mais informações aqui.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Ela é a linha tênue entre a tranquilidade e a persistência. Um encontro divertido entre a calma e a dedicação. Uma jornalista que ama e se encanta com o que faz, aprende sorrindo e aceita que o erro é possível e faz parte da natureza humana. Entre um minuto e outro escreve, lê, escuta, canta, produz, analisa, aprecia... Essa é a Tamiris Aimée, essa é a Tami Aimée!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Filmes

Os anos 90 foram marcados por diversos clássicos que fazem sucesso até hoje Nada melhor para alimentar nossa nostalgia do que falar de filmes...

Listas

A lista seria maior, mas vários livros que poderiam estar aqui estão fora de catálogo Uma grande parte dos cinéfilos sonha em fazer seus...

Filmes

Uma professora de esportes, um advogado ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento. Essa é a premissa de...

Séries/TV

A terceira temporada da aclamada antologia em animação “Love, Death & Robots” ganhou seu primeiro trailer. A temporada conta com 9 episódios, incluindo um...

Advertisement