Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Filmes que te farão refletir sobre o jornalismo

Há tempos a profissão de jornalista existe, desde antes mesmo de descobrirem um nome para ela. Ultimamente, associado às telas de televisão e bancadas de telejornais, os jornalistas vão muito além. Podemos defini-los, na verdade, como contadores de histórias. Sempre coletando informações e apurando para confirmarem sua veracidade, esses profissionais lidam com deadline, sensacionalismo e improviso o tempo inteiro. Mas seu trabalho é um dos mais importantes para a sociedade, afinal, são eles os responsáveis por transmitir as informações do mundo para o grande público.

Devido a sua importância, o jornalismo já foi tema diversas vezes explorado no cinema. Pensando nisso, resolvemos criar uma lista de filmes para você, jovem estudante ou amante da profissão, assistir e refletir.

Advertisement. Scroll to continue reading.

1- O Abutre

O filme dirigido por Dan Gilroy e estrelado pelo ator Jake Gyllenhaal, é uma referência quando o assunto é sensacionalismo no jornalismo. O drama conta a história de Louis, um homem desempregado que passa por dificuldades de conseguir um emprego formal. Ao se deparar com um acidente e observar que existem pessoas que gravam e registram tudo o que ocorreu para depois vender esse material para a grande imprensa, o jovem vê naquilo uma oportunidade e decide entrar para o mundo do jornalismo criminal independente. No entanto, muitas situações vão surgir e sua ética e profissionalismo serão postos à prova. Com uma atmosfera de suspense, esse filme é uma aula para quem gosta de jornalismo.

2 – Spotlight – Segredos Revelados

Talvez o filme mais recente com visibilidade sobre o tema jornalismo, Spotlight foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original no ano de 2016. Com direção de Tom McCarthy, o longa trata sobre a investigação realizada pelos jornalistas do The Boston Globe à respeito das acusações de pedofilia e abuso por membros da arquidiocese católica de Boston. O filme conta com a presença de atores como Mark Rufallo, Rachel McAdams, Michael Keaton, Stanley Tucci, John Slattery e Liev Schreiber. Além de retratar o dia a dia de uma redação de um grande jornal, a produção mostra como é necessário tempo para a apuração e a confirmação de informações, sendo preciso, às vezes, esperar o momento certo para dar o famoso furo de reportagem. 

3 – Quase Famosos

Com nome original “Almost Famous“, o filme estadunidense do ano de 2000, foi dirigido por Cameron Crowe. O longa conta a história de um jovem menino de 15 anos, na década de 1970, apaixonado por rock ‘n’ roll, que consegue um emprego na aclamada revista Rolling Stone (queremos também). Seu trabalho é simplesmente acompanhar a banda “Stillwater” em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. No entanto, o tempo estipulado para fazer a entrevista foi se estendendo cada vez mais por causa da falta de compromisso dos artistas, e o jovem jornalista acaba se envolvendo demais com a banda e vivendo intensamente o cenário do rock dos anos 1970. O mais legal do filme é saber que a história retratada é baseada na vida do diretor Cameron Crowe, que realmente viveu situações parecidas com a do protagonista.

4- O Preço de uma Verdade

O filme conta a história verídica do jornalista Stephen Glass, um homem que foi contratado pelo jornal The New Republic, de Washington, e passou anos criando matérias inventadas de sua cabeça ou copiadas de outras pessoas. Apesar disso, o jornalista conquistou, durante anos, muita fama e prestígio, até que sua farsa foi descoberta por outro repórter, Adam Penenberg, e todo o seu trabalho foi por água abaixo. O papel principal é interpretado pelo ator Hayden Christensen e a direção ficou por conta de Billy Ray. Um filme que explora mais uma vez um assunto muito crítico, a ética no jornalismo.

Todos os filmes exploram de forma particular possíveis vertentes da profissão de jornalista. É uma lista essencial para quem quer cursar o graduação, ou já cursou. Mas também é importante ser visto por quem não tem nenhum tipo de vínculo com a profissão, afinal, querendo ou não, toda a sociedade tem acesso às informações que os jornalistas transmitem.


Por Manuella Neiva

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Filmes

Momentos icônicos criados unicamente nas adaptações cinematográficas. Em novembro de 2021, o primeiro filme da saga Harry Potter completou 20 anos. Sendo assim, o...

Filmes

Steven Spielberg completa 75 anos neste sábado (18/12) e o Telecine não poderia deixar de homenagear um dos nomes mais influentes da história do cinema. A...

Filmes

Papo acontecerá dentro da 16ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro As Lives de Cinema do Projeto de Extensão Aruandando no Campus estão...

Crítica

Antes da estreia, “Mulher-Maravilha” (de 2017) era um filme recheado de desconfianças. Despois do Universo Estendido da DC  (DCEU) ter fracassado, aquele longa chegava...

Advertisement