Há tempos a profissão de jornalista existe, desde antes mesmo de descobrirem um nome para ela. Ultimamente, associado às telas de televisão e bancadas de telejornais, os jornalistas vão muito além. Podemos defini-los, na verdade, como contadores de histórias. Sempre coletando informações e apurando para confirmarem sua veracidade, esses profissionais lidam com deadline, sensacionalismo e improviso o tempo inteiro. Mas seu trabalho é um dos mais importantes para a sociedade, afinal, são eles os responsáveis por transmitir as informações do mundo para o grande público.

Devido a sua importância, o jornalismo já foi tema diversas vezes explorado no cinema. Pensando nisso, resolvemos criar uma lista de filmes para você, jovem estudante ou amante da profissão, assistir e refletir.

1- O Abutre

O filme dirigido por Dan Gilroy e estrelado pelo ator Jake Gyllenhaal, é uma referência quando o assunto é sensacionalismo no jornalismo. O drama conta a história de Louis, um homem desempregado que passa por dificuldades de conseguir um emprego formal. Ao se deparar com um acidente e observar que existem pessoas que gravam e registram tudo o que ocorreu para depois vender esse material para a grande imprensa, o jovem vê naquilo uma oportunidade e decide entrar para o mundo do jornalismo criminal independente. No entanto, muitas situações vão surgir e sua ética e profissionalismo serão postos à prova. Com uma atmosfera de suspense, esse filme é uma aula para quem gosta de jornalismo.

2 – Spotlight – Segredos Revelados

Talvez o filme mais recente com visibilidade sobre o tema jornalismo, Spotlight foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original no ano de 2016. Com direção de Tom McCarthy, o longa trata sobre a investigação realizada pelos jornalistas do The Boston Globe à respeito das acusações de pedofilia e abuso por membros da arquidiocese católica de Boston. O filme conta com a presença de atores como Mark Rufallo, Rachel McAdams, Michael Keaton, Stanley Tucci, John Slattery e Liev Schreiber. Além de retratar o dia a dia de uma redação de um grande jornal, a produção mostra como é necessário tempo para a apuração e a confirmação de informações, sendo preciso, às vezes, esperar o momento certo para dar o famoso furo de reportagem. 

3 – Quase Famosos

Com nome original “Almost Famous“, o filme estadunidense do ano de 2000, foi dirigido por Cameron Crowe. O longa conta a história de um jovem menino de 15 anos, na década de 1970, apaixonado por rock ‘n’ roll, que consegue um emprego na aclamada revista Rolling Stone (queremos também). Seu trabalho é simplesmente acompanhar a banda “Stillwater” em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. No entanto, o tempo estipulado para fazer a entrevista foi se estendendo cada vez mais por causa da falta de compromisso dos artistas, e o jovem jornalista acaba se envolvendo demais com a banda e vivendo intensamente o cenário do rock dos anos 1970. O mais legal do filme é saber que a história retratada é baseada na vida do diretor Cameron Crowe, que realmente viveu situações parecidas com a do protagonista.

4- O Preço de uma Verdade

O filme conta a história verídica do jornalista Stephen Glass, um homem que foi contratado pelo jornal The New Republic, de Washington, e passou anos criando matérias inventadas de sua cabeça ou copiadas de outras pessoas. Apesar disso, o jornalista conquistou, durante anos, muita fama e prestígio, até que sua farsa foi descoberta por outro repórter, Adam Penenberg, e todo o seu trabalho foi por água abaixo. O papel principal é interpretado pelo ator Hayden Christensen e a direção ficou por conta de Billy Ray. Um filme que explora mais uma vez um assunto muito crítico, a ética no jornalismo.

Todos os filmes exploram de forma particular possíveis vertentes da profissão de jornalista. É uma lista essencial para quem quer cursar o graduação, ou já cursou. Mas também é importante ser visto por quem não tem nenhum tipo de vínculo com a profissão, afinal, querendo ou não, toda a sociedade tem acesso às informações que os jornalistas transmitem.


Por Manuella Neiva