Localizada no centro do Rio de Janeiro, a biblioteca Real Gabinete português foi escolhida pela Times como uma das vinte bibliotecas mais lindas do mundo, eleita em quarto lugar.
Constam na biblioteca mais de 350 mil livros, o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal. Ela foi fundada em 1837 por 43 imigrantes portugueses que viviam no Rio de Janeiro e queriam ampliar os seus conhecimentos. No aniversário de trezentos anos da morte de Camões a pedra fundamental foi colocada em 10 de junho de 1880, já a inauguração do prédio aconteceu em 1888. Foi projetada por Rafael da Silva Castro. Tornou-se biblioteca pública em 1900 e recebeu o título de Real em 1906.
As obras presentes no acervo são importantíssimas, como a primeira edição de Os Lusíadas de Camões, o manuscrito de Amor de perdição e obras de literatura brasileira.
Em 1935 o governo português concedeu o título de depósito legal da bibliografia nacional de Lisboa e todas as obras publicadas em Lisboa a um exemplar enviado ao Real Gabinete português, que se tornou a maior biblioteca de literatura portuguesa fora de Portugal.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.