Nessa semana estreia no Brasil, o primeiro longa metragem para o cinema da popular série de anime Haikyuu!! que mostra a história de alunos jogadores de vôlei no ensino médio japonês, às voltas com uma rivalidade de décadas entre os dois times das escolas Karasuno e Nekoma.
No anime, Shoyo Hinata é um jogador do colégio Karasuno e como todo protagonista de shounen (títulos de mangás e animes para garotos) é impulsivo, vive tendo sempre que se provar para alguém e é muito, muito carismático.
Baixinho, mas com extrema rapidez e impulsão para atacar, Hinata não demora para ser o alvo de atenção e curiosidade dos rivais, que estão sempre querendo bloqueá-lo, pois é considerado a maior arma do time.
Leia também: 6 animes sobre esportes
Como se trata de vôlei o segundo esporte mais popular no Brasil, esse anime tem diversos fãs no país e ainda mais agora, com a edição da Liga das Nações (competição mundial de vôlei entre os países) deve atrair mais interesse, pois a história é simples, mas bem contada.
No filme, os principais jogadores dos dois times, Hinate e Kenma, se encontraram por acaso, começam a se desafiar e treinar juntos, até que chega um momento no campeonato Nacional em que o time vencido fica pelo caminho.
O colégio Karasuno, equipe do protagonista, é composta por um amontado de jogadores que não poderiam ser mais diferentes entre si, o que já garante momentos divertidos, mas também repleto dos clichês que todos os amantes de comfort animes ou na linguagem cinematográficas comfort movies, adoram: temos o maior rival do protagonista dentro do próprio time (!), que é o único capaz de acompanhar o ritmo e talento inacreditável do protagonista, o levantador Tobio Kageyama, que é tão rabugento e irascível quanto brilhante (quem conhece Vegeta de Dragon Ball Z, deve notar uma certa semelhança) e é considerado o melhor no que faz; o capitão gente-fina-que levanta-a-galera; o veterano do último ano em dúvida se consegue jogar à altura do time; o jogador de quem ninguém espera muito, mas surge como arma secreta; o esquentadinho que no fundo é um cara legal…
Ou seja, todos os clichês dos filmes de esporte cabem em Haikyuu!! e tudo bem, porque se prestam à história e nos lances mais importantes dessa partida decisiva, ainda conseguem encantar e emocionar os espectadores em geral.
Principalmente para quem gosta e entende de vôlei, vai se deliciar com as jogadas planejadas dos dois times, as posições e cenas de ataque/defesa e quem sabe, se inspirar nesse jogo maravilhoso que depende não só de força, mas de astúcia, flexibilidade e porque não, personalidade.
A novidade é que a história toda se passa dentro do jogo, mas traz alguns flashbacks pontuais para contextualizar a rivalidade do Corvo versus Gato (que são os animais/mascotes dos times e tem cenas metafórica de batalhas mostradas no filme).
Leia mais: Mês do Orgulho | 8 Animes LGBT para Celebrar Assistindo
E mais ainda, a grande surpresa é que o ponto final da partida é decidido num ato fortuito, que é bem corajoso em filmes de esportes, em que geralmente a jogada épica é obrigatória para levar a platéia à catarse.
Mas pensando bem, trazendo ao cinema um esporte tão querido e popular, com seus personagens carismático, Haikyuu!! O Filme não precisa disso, e se sai muito bem em sua tarefa de representar o vôlei e divertir as plateias pelo mundo.
O mangá é publicado no Brasil pela Editora JBC e a série de anime com as quatro temporadas até o momento, estão disponíveis nos streamings Crunchyroll e Netflix e para quem já as assistiu, não traz nada além do que já se conhece dos personagens, movimentos e jogadas, mas para os fãs, cada filme de anime que estreia no cinema pode validar ainda mais a obra e significar o mundo em termos de emoção e reconhecimento ao ver seus personagens tão queridos na tela grande.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.