No universo dos animes, há diversos tipos de histórias que mexem com o imaginário do espectador. São histórias sobre guerreiros, garotas mágicas, ninjas, samurais e entre outros. Mas há um grupo de histórias que tem um lugar especial no coração dos japoneses, as sobre esportes. Essas obras costumam mostrar a realidade de muitos jovens em busca do sonho de serem atletas, apresentando as dificuldades de um esportista, seus desejos e medos, até problemas como lesões. Alguns apelam por colocar um pouco de fantasia em meio às técnicas de jogo. São chutes, arremessos e saques especiais. Tudo para mostrar os atletas como grandes heróis. Para celebrar esta classe, listamos 6 animes sobre a esportes que são inesquecíveis.

Speed Racer (Automobilismo)

Sucesso dos anos 60 que repercute até os dias atuais, “Speed Racer” iniciou a revolução dos animes no ocidente. Talvez, caro leitor(a), este não seja o primeiro anime assistido por você. Contudo, se perguntar aos seus pais, por exemplo, este, sem dúvidas, foi uma daquelas obras que marcaram a infância deles. O anime conta histórias do jovem Speed, de 18 anos, que pilota o carro Mach 5 construído por seu pai, e vive várias aventuras dentro e fora do universo das corridas. Com uma música marcante, “Speed Racer” foi uma das primeiras obras nipônicas a conquistar o ocidente.

Slam Dunk (Basquete) 

Sucesso nos anos 90, “Slam Dunk” conta a história de um adolescente rebelde, Hanamichi Sakuragi, um garoto que mete medo em seus colegas de escola, mas que não consegue conquistar nenhuma menina. Sakuragi se apaixona por Haruko, que é apaixonada por basquete. Para impressioná-la ele começa a jogar e rapidamente desenvolve uma enorme paixão pelo jogo. Apesar de ser alto e forte, Sakuragi não sabe jogar e seus colegas de times tentam convencê-lo a treinar forte antes de tentar jogadas mirabolantes em frente à torcida. Ele rapidamente entra em conflito com o capitão do time, que é o irmão mais velho de sua amada e começa uma competição com Rukawa, o mais promissor jogador do time que é tudo o que Sakuragi queria ser: disciplinado, habilidoso, carismático e, principalmente, dono do coração de Haruko.

The Prince of Tennis (Tênis)

A história se passa em Tokyo, focado em Seishun Gakuen, mais comumente chamado de Seigaku, uma escola particular conhecida, principalmente, pelo seu clube de tênis e jogadores talentosos. Inicia-se quando um aluno chamado Echizen Ryoma se transfere para essa escola e começa a se destacar por suas habilidades no esporte ao derrotar, rapidamente, diversos veteranos. Na estrada para alcançar seu sonho de ganhar o Torneio Nacional de Tênis das Escolas Secundárias, os titulares do time do Seigaku, com seu mais novo membro, Echizen Ryoma, fazem novas amizades e aprendem diversas técnicas complexas. “The Prince of Tennis” é um dos animes sobre esportes mais aclamados até hoje. Com um enredo dinâmicos e que prende o espectador até o final, a obra consegue conquistar de jovens aos adultos mais críticos.

Haikyuu (Volêi) 

Um dos queridinhos do momento, “Haikyuu” conta a história de dois estudantes que acabam entrando na mesma escola depois de se conheceram em um torneio. Ambos são muito talentosos, contudo, possuem falhas que prejudicam o seu desenvolvimento no voleibol.

Um é muito talentoso e inteligente, mas peca por ser arrogante e egocêntrico, com isso não consegue se comunicar com sua equipe. O outro é destemido, talentoso e ágil, entretanto, não tem experiência e altura para o esporte. Em meio às adversidades, os dois terão que trabalhar em conjunto para poderem superar as deficiências de cada e se tornarem um time imbatível.

Free! (Natação)

O protagonista é Nanase Haruka, um jovem que desde cedo tinha uma paixão: nadar. Nos tempos de escola ele e mais 3 amigos (Makoto Tachibana, Matsuoka Rin e Nagisa Hadzuki) se juntam ao clube de natação e vencem o torneio antes de se formarem no ensino fundamental, quando todos eles se separam e começam a trilhar caminhos diferentes. Anos mais tarde, por ironia do destino, Haruka reencontra Rin e os dois mostram que suas habilidades de nadadores continuam ao máximo, e ao lado de Makoto e Nagisa e o novato Ryuugazaki Rei, eles formam o clube de natação do colégio Iwatobi, começando uma vez mais a sonhar com suas paixões.

Super Campeões – Captain Tsubasa (Futebol)

O anime sobre esportes mais popular no Brasil. Esta pode ser a melhor definição para este grande sucesso. “Super Campeões” conta a história de Oliver Tsubasa, um garoto japonês que ama muito o futebol. Seu grande sonho é se tornar um grande jogador e participar da Copa do Mundo. A paixão pela bola começou logo que foi estudar na escola Nankatsu, quando se interessou pelo time de futebol de lá. Com suas jogadas extraordinárias, ele chamou a atenção de Roberto Hongo, um ex-jogador da seleção brasileira que foi ao Japão se tratar de uma contusão. Depois de ver uma demonstração do craque brasileiro, uma chama cresce dentro do garoto e ele promete a si mesmo que será um dos melhores jogadores do mundo.

Em seu caminho rumo ao campeonato mundial de futebol, Tsubasa vai passar por muitos desafios e também fará muitos amigos, entre eles: o goleiro invencível Benji Wakabayashi e o temido atacante Hyuga Kojiro.

O anime tem algumas versões que foram ao ar no Brasil. A mais popular foi a última, feita para promover a Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul, em 2002.

E aí, gostou da lista? Há algum anime sobre esportes que gostaria de destacar? Deixe nos comentários.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Diego Andrade

Uma pitada de esportes, duas colheres de redes sociais e uma xícara de mundo geek. Esses foram os elementos que o criaram. Seu computador é o reflexo dos seus gostos: está sempre conectado às redes sociais, aos sites de notícias e as novidades do universo geek e otaku (até porque ninguém é de ferro, só o Tony Stark)

Previous The Flash: a série que você vai querer correr para ver
Next Crítica: A vida secreta de Walter Mitty

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close