7 de dezembro de 2019

No universo dos animes, há diversos tipos de histórias que mexem com o imaginário do espectador. São histórias sobre guerreiros, garotas mágicas, ninjas, samurais e entre outros. Mas há um grupo de histórias que tem um lugar especial no coração dos japoneses, as sobre esportes. Essas obras costumam mostrar a realidade de muitos jovens em busca do sonho de serem atletas, apresentando as dificuldades de um esportista, seus desejos e medos, até problemas como lesões. Alguns apelam por colocar um pouco de fantasia em meio às técnicas de jogo. São chutes, arremessos e saques especiais. Tudo para mostrar os atletas como grandes heróis. Para celebrar esta classe, listamos 6 animes sobre a esportes que são inesquecíveis.

Speed Racer (Automobilismo)

Sucesso dos anos 60 que repercute até os dias atuais, “Speed Racer” iniciou a revolução dos animes no ocidente. Talvez, caro leitor(a), este não seja o primeiro anime assistido por você. Contudo, se perguntar aos seus pais, por exemplo, este, sem dúvidas, foi uma daquelas obras que marcaram a infância deles. O anime conta histórias do jovem Speed, de 18 anos, que pilota o carro Mach 5 construído por seu pai, e vive várias aventuras dentro e fora do universo das corridas. Com uma música marcante, “Speed Racer” foi uma das primeiras obras nipônicas a conquistar o ocidente.

Slam Dunk (Basquete) 

Sucesso nos anos 90, “Slam Dunk” conta a história de um adolescente rebelde, Hanamichi Sakuragi, um garoto que mete medo em seus colegas de escola, mas que não consegue conquistar nenhuma menina. Sakuragi se apaixona por Haruko, que é apaixonada por basquete. Para impressioná-la ele começa a jogar e rapidamente desenvolve uma enorme paixão pelo jogo. Apesar de ser alto e forte, Sakuragi não sabe jogar e seus colegas de times tentam convencê-lo a treinar forte antes de tentar jogadas mirabolantes em frente à torcida. Ele rapidamente entra em conflito com o capitão do time, que é o irmão mais velho de sua amada e começa uma competição com Rukawa, o mais promissor jogador do time que é tudo o que Sakuragi queria ser: disciplinado, habilidoso, carismático e, principalmente, dono do coração de Haruko.

The Prince of Tennis (Tênis)

A história se passa em Tokyo, focado em Seishun Gakuen, mais comumente chamado de Seigaku, uma escola particular conhecida, principalmente, pelo seu clube de tênis e jogadores talentosos. Inicia-se quando um aluno chamado Echizen Ryoma se transfere para essa escola e começa a se destacar por suas habilidades no esporte ao derrotar, rapidamente, diversos veteranos. Na estrada para alcançar seu sonho de ganhar o Torneio Nacional de Tênis das Escolas Secundárias, os titulares do time do Seigaku, com seu mais novo membro, Echizen Ryoma, fazem novas amizades e aprendem diversas técnicas complexas. “The Prince of Tennis” é um dos animes sobre esportes mais aclamados até hoje. Com um enredo dinâmicos e que prende o espectador até o final, a obra consegue conquistar de jovens aos adultos mais críticos.

Haikyuu (Volêi) 

Um dos queridinhos do momento, “Haikyuu” conta a história de dois estudantes que acabam entrando na mesma escola depois de se conheceram em um torneio. Ambos são muito talentosos, contudo, possuem falhas que prejudicam o seu desenvolvimento no voleibol.

Um é muito talentoso e inteligente, mas peca por ser arrogante e egocêntrico, com isso não consegue se comunicar com sua equipe. O outro é destemido, talentoso e ágil, entretanto, não tem experiência e altura para o esporte. Em meio às adversidades, os dois terão que trabalhar em conjunto para poderem superar as deficiências de cada e se tornarem um time imbatível.

Free! (Natação)

O protagonista é Nanase Haruka, um jovem que desde cedo tinha uma paixão: nadar. Nos tempos de escola ele e mais 3 amigos (Makoto Tachibana, Matsuoka Rin e Nagisa Hadzuki) se juntam ao clube de natação e vencem o torneio antes de se formarem no ensino fundamental, quando todos eles se separam e começam a trilhar caminhos diferentes. Anos mais tarde, por ironia do destino, Haruka reencontra Rin e os dois mostram que suas habilidades de nadadores continuam ao máximo, e ao lado de Makoto e Nagisa e o novato Ryuugazaki Rei, eles formam o clube de natação do colégio Iwatobi, começando uma vez mais a sonhar com suas paixões.

Super Campeões – Captain Tsubasa (Futebol)

O anime sobre esportes mais popular no Brasil. Esta pode ser a melhor definição para este grande sucesso. “Super Campeões” conta a história de Oliver Tsubasa, um garoto japonês que ama muito o futebol. Seu grande sonho é se tornar um grande jogador e participar da Copa do Mundo. A paixão pela bola começou logo que foi estudar na escola Nankatsu, quando se interessou pelo time de futebol de lá. Com suas jogadas extraordinárias, ele chamou a atenção de Roberto Hongo, um ex-jogador da seleção brasileira que foi ao Japão se tratar de uma contusão. Depois de ver uma demonstração do craque brasileiro, uma chama cresce dentro do garoto e ele promete a si mesmo que será um dos melhores jogadores do mundo.

Em seu caminho rumo ao campeonato mundial de futebol, Tsubasa vai passar por muitos desafios e também fará muitos amigos, entre eles: o goleiro invencível Benji Wakabayashi e o temido atacante Hyuga Kojiro.

O anime tem algumas versões que foram ao ar no Brasil. A mais popular foi a última, feita para promover a Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul, em 2002.

E aí, gostou da lista? Há algum anime sobre esportes que gostaria de destacar? Deixe nos comentários.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Diego Andrade

Uma pitada de esportes, duas colheres de redes sociais e uma xícara de mundo geek. Esses foram os elementos que o criaram. Seu computador é o reflexo dos seus gostos: está sempre conectado às redes sociais, aos sites de notícias e as novidades do universo geek e otaku (até porque ninguém é de ferro, só o Tony Stark)

Previous The Flash: a série que você vai querer correr para ver
Next Crítica: A vida secreta de Walter Mitty

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

As novidades da TV para 2017!

1 de janeiro de 2017
Close