Banda se apresenta nesta semana no Qualistage, no Rio
A banda australiana Hoodoo Gurus chega ao Brasil para quatro shows em cinco cidades: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis. Com o primeiro álbum completando quarenta anos em 2024, eles fazem essa turnê de reencontro com os brasileiros 26 anos depois da última vinda. Abraçados pelos amantes de surf no Brasil (sobretudo no Rio de Janeiro graças ao programa Body Club da Rádio Fluminense), e daí conquistando um público mais amplo, o quarteto teve seu auge no final dos anos 80 e início dos 90. Nesse retorno ao Brasil eles trazem um novo álbum para apresentar, Chariot of the Gods, de 2022.
A Woo Magazine conversou com o vocalista Dave Faulkner via Zoom e a primeira pergunta foi sobre como surgiu o nome Hoodoo Gurus. Faulkner respondeu que foi uma espécie de corruptela da palavra vudu – remetendo às práticas religiosas da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, estado de onde, coincidentemente, conversava com a revista – juntamente com a palavra guru, mestre espiritual indiano.
A banda dava seus primeiros em 1979, na época em que o rock era sacudido pelo movimento punk. Cinco anos depois lançou o álbum Stoneage Romeos, que deixava bastante evidência a influência do estilo que tomou a cena rock de assalto naquele final de década de 70. Faulkner acha interessante que sua banda no Brasil seja associada surf music. Quando foi levantado o fato de que a música do HG foi abraçada pela comunidade surfista do final dos anos oitenta e início dos noventa, ele se diz bastante grato a essa tribo que formatou a base de fãs da banda por aqui, mas que de fato a grande influência para a sonoridade são os Ramones, de quem era fã, e não os Beach Boys, por exemplo.
Para os brasileiros, além do Hoodoo Gurus, outras bandas australianas como Gang Gajang, Spy vs Spy e Australian Crawl ganharam fama sob o rótulo de surf music. Perguntamos se havia um movimento no país que agrupasse esses conjuntos, como foi o Rock Brasil por aqui na mesma época. “Não, não havia essa ideia”, respondeu Faulkner. “Na época (anos 80) realmente houve uma explosão do rock na Austrália, que fez surgir diversas bandas. Mas não era exatamente um movimento”, esclareceu.
O maior sucesso dos australianos é Out That Door, certo? Sim, mas só no Brasil. E o curioso que essa música, do álbum Blow Your Cool, foi incluída na versão brasileira da coletânea Eletric Soup, já que no exterior ela não constava na tracklist. Faulkner se lembra bem da recepção que a música teve ao vivo das vezes em que tocaram aqui. “Quando tocamos [a música] em outros lugares do mundo, as pessoas gostam, mas nada como a reação a ela das plateias brasileiras”, contou o vocalista se divertindo.
Depois do lançamento do álbum Blue Cave, de 1997, houve um hiato do HD que ocorreu entre 1998 e 2003. A pergunta é: a banda se separou de fato ou foram apenas férias conjugais?
“A banda realmente acabou”, respondeu o vocalista. “Resolvemos parar porque temíamos que as pessoas perdessem o interesse na banda. É um motivo meio bobo para se terminar uma banda (risos), mas foi isso. Só que, quatro anos depois tocamos juntos e sentimos que havia uma química muito forte rolando. E decidimos voltar”, conta.
Sobre o novo álbum, perguntamos se os rapazes estão se divertindo tocando as novas músicas ao vivo, e se estão animados para mostrar o material ao
público brasileiro. “Com certeza, estamos nos divertindo tocando as novas músicas, queremos muito mostrá-las a vocês ao vivo. Sabemos que o público quer ouvir as clássicas e esfria um pouco nas mais novas. Então selecionamos quatro no total para o setlist.”
O vocalista falou ainda que pensa em fechar o show com uma música romântica no Brasil. “Evitamos faixas mais lentas no bis para terminarmos com a energia no alto e não deixar o público esfriar. Mas pode ser que no Brasil encerremos com uma música romântica”.
O Hoodoo Gurus se apresenta hoje, 12 de abril, no Vibra-SP, em São Paulo, amanhã (quinta-feira) no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre, na sexta-feira, dia 14, no Qualistage, no Rio de Janeiro, dia 15 no White Hall Jockey Eventos, em Curitiba, e dia 19 no John Bull Floripa em Florianópolis. Ingressos disponíveis pelo link ou no site de cada local onde serão feitas as apresentações.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.