Ao final de todo ano, acontece o “The Game Awards”, que seria o evento equivalente ao Oscar dos games. O prêmio mais importante da noite é o Jogo do Ano, o qual gera muitas especulações conforme as estreias dos jogos acontecem.
Por falar nisso, muito se tem discutido sobre qual game levará o título em 2023. Alguns lançamentos do primeiro semestre são fortes candidatos, mas ainda há estreias por vir que também têm uma chance de serem ao menos indicadas. Sem dúvidas, será uma disputa acirrada.
Caso você esteja por fora, não se preocupe. A Woo! Magazine separou os principais candidatos ao Jogo do Ano de 2023.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Desde o primeiro anúncio em 2019, “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” foi um jogo muito aguardado pelos fãs da franquia. A sequência de “Breath of the Wild”, estreou no dia 12 de maio e vendeu cerca de 10 milhões de cópias nos primeiros 3 dias. Impressionante, não é?
Quem é antenado nas redes sociais, principalmente no Twitter, com certeza se deparou com videos de jogadores explorando Hyrule. A duologia de Zelda repercute bastante desde a estreia do primeiro título em 2017 e continuou se mantendo relevante no intervalo entre um jogo e outro.
Devido a todo o sucesso, é muito provável que venha a nomeação para Jogo do Ano. Mas, será que a Nintendo levará o prêmio?
Baldur’s Gate 3
Este é um lançamento recente cuja repercussão positiva surpreendeu muitas pessoas. “Baldur’s Gate 3” integra uma franquia de jogos de Dungeons & Dragons, o que naturalmente faz com que pensemos que ele só faria sucesso em seu nicho.
Contudo, não foi isso que aconteceu. Lançado no dia 3 de agosto, o título furou a sua bolha e, durante o final de semana de estreia, atingiu a marca de mais de 800 mil jogadores ativos na Steam. Até mesmo os produtores, que temiam que o acesso antecipado tivesse saturado o jogo, ficaram surpresos com o bom desempenho de “Baldur’s Gate 3”.
Mesmo que todos soubessem que o título estava por vir, poucos esperavam que ele seria um candidato ao Jogo do Ano. Mas, diante da repercussão, quem sabe não é possível pelo menos uma nomeação?
Resident Evil 4 Remake
Um dos maiores sucessos da CAPCOM ganhou um remake no final de março. Lançado originalmente para o Nintendo GameCube, “Resident Evil 4” é o favorito de muitos fãs da franquia e seu relançamento foi bastante aguardado. Mas, será que o título ganhará uma indicação de fato?
Com uma pontuação de 93 no Metacritics e excelentes avaliações na Steam, é possível que o game entre na disputa do Jogo do Ano, principalmente pelo seu legado. Porém, talvez as chances de ganhar o prêmio não sejam das maiores.
Final Fantasy XVI
A principal franquia da Square Enix também tem uma chance de ser indicada ao maior prêmio da indústria dos games. “Final Fantasy XVI” estreou no final de junho exclusivamente no PlayStation 5, ao menos por enquanto.
Os títulos mais recentes da série têm dividido os fãs, principalmente por conta de todas as mudanças que “Final Fantasy” já passou. Muitos gostam das inovações que os novos jogos trouxeram, outros sentem que a franquia já não é mais a mesma.
Independente disso, “Final Fantasy XVI” teve recebeu boas avaliações gerais e pode sim ser um forte candidato para receber ao menos uma indicação.
Starfield
Para encerrar a lista, temos a aposta da Microsoft para concorrer ao prêmio de Jogo do Ano. Com a estreia marcada para o dia 6 de setembro, “Starfield” é um RPG em mundo aberto, no qual o jogador poderá criar seu personagem, construir sua própria nave e explorar diversos planetas.
Apesar dos trailers apresentarem bons gráficos e as infinitas possibilidades do jogo, muitos têm o pé atrás com o exclusivo da Microsoft. Com tantos lançamentos grandiosos em 2023, alguns acreditam que o jogo passará despercebido.
Porém, assim como o sucesso de “Baldur’s Gate 3” foi inesperado, pode ser que “Starfield” surpreenda no desempenho. Teremos que aguardar setembro para descobrir quais são as chances do jogo ganhar uma indicação ao prêmio.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.