Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espetáculos

Jovens das Fábricas de Cultura criam espetáculos que refletem sobre suas vivências

Flores para Ofelia Fábricas de Cultura
Imagem: Divulgação/Fábricas de Cultura

238 aprendizes do Programa desenvolveram os projetos ao longo de 10 meses e vão apresentá-los gratuitamente entre outubro e novembro

De 24 de outubro a 11 de novembro, as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, Diadema e Osasco realizam um circuito de apresentações teatrais. O Projeto Espetáculo é uma atividade de longa duração que, desde 2013, possibilita aos jovens vivenciar todas as etapas da montagem de uma apresentação cênica.

Leia mais: Projeto “Fio do Meio” leva espetáculo para jovens em instituições socioeducativas

Com coordenação artística da Bernadeth Alves, Mestre e Bacharel em Direção Teatral pela USP, e orientação dos arte-educadores, os aprendizes executam a dramaturgia, iluminação, cenografia, figurino e produção de forma colaborativa, resultando em espetáculos a serem apresentados às comunidades onde as Fábricas de Cultura se localizam.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para a edição 2023 do Projeto Espetáculo, os aprendizes refletiram sobre as próprias vivências na cidade, os sonhos para o futuro, as ansiedades e obstáculos que envolvem a juventude periférica de hoje, tudo isso aliado às memórias e narrativas dos territórios onde se inserem. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã será possível assistir ao espetáculo “Esse mundo não serve para mim!?” sobre quatro adolescentes que passam por crises de identidades e conflitos familiares, e resolvem fugir para uma floresta, local onde encontram seres místicos que lhes apresentam novas possibilidades de estar no mundo.

Outro espetáculo na Zona Norte é “Árvore(Ser) – Desde o dia em que chovi”, produzido pelos aprendizes da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Partindo dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar), a obra traz um quebra-cabeça de imagens, sonoridades e movimento. As apresentações, em ambas as unidades, iniciam no dia 24/10, terça-feira, às 19h.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A partir da quinta-feira, 26/10, o público poderá mergulhar na produção “Flores para Ofélia” na Fábrica de Cultura Brasilândia, a qual apresenta, de forma poética e sensível, uma história inspirada na personagem Ofélia de William Shakespeare, abordando o machismo, as questões da desigualdade de gênero, relacionamentos tóxicos e demais opressões enfrentadas pelas mulheres.

No mesmo dia 26, iniciam as apresentações de dois espetáculos na Zona Sul. Na Fábrica de Cultura Capão Redondo a obra “Vejo me Vejo”, parte da imagem do espelho como possibilidade de olhar para si, para o outro e para a comunidade, unindo as linguagens do teatro, poesia, música, danças urbana e contemporânea para propor um exercício de educação do olhar.

Já na Fábrica de Cultura Jardim São Luís os aprendizes apresentam “A Flor Ignávia”, que coloca em cena os dilemas de uma geração marcada por corpos marginalizados, excluída e oprimida, mas organizada para promover uma revolta de esperança dentro do caos estrutural do cotidiano.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Quem estiver fora da capital também poderá aproveitar. Em Diadema, o espetáculo “OHNOS: Enigma da vida!” apresenta uma viagem através de sonhos e pesadelos, passando por diversos enigmas e obstáculos presentes nos indivíduos e no subconsciente. A peça mostra fases diferentes, boas e ruins como trilhas para encontrar a lágrima que transforma.

Em Osasco o público poderá assistir ao espetáculo musical e multimídia Manifesto Humano: escrevendo meu ser. Aqui, o objetivo é promover uma viagem sobre a existência com um repertório diverso de canções do hoje e do ontem, junto a imagens que simbolizam a procura pela essência do existir. As apresentações, em ambas as unidades, começam dia 27/10, sexta-feira.

Serviço – Projeto Espetáculo 2023
Orientação Artística: Bernadeth Alves
Gratuito e livre
Mais informações no site das Fábricas de Cultura

Advertisement. Scroll to continue reading.

ESPETÁCULO “FLORES PARA OFÉLIA”
Datas e horários: 26, 27, 28, 31/10 às 15h30 | 1 e 9/11 às 10h30 | 8/11 às 15h30 e às 19h (sessão dupla)
Local: Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

ESPETÁCULO “VEJO ME VEJO”
Datas e horários: 26, 27, 28/10, 3 e 4/11 às 19h| 9, 10 e 11/11 às 15h30 e às 19h (sessão dupla)
Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo – Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

ESPETÁCULO “OHNOS: ENIGMA DA VIDA!”
Datas e horários: 27/10 às 19h e 28/10 às 16h | 1 e 7/11 às 15h | 10 e 11/11 às 19h | 9/11 Às 15h e às 19h (sessão dupla)
Local: Fábrica de Cultura Diadema – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Advertisement. Scroll to continue reading.

ESPETÁCULO “ESSE MUNDO NÃO SERVE PRA MIM!?”
Datas e horários: 24 e 25/10 às 19h | 26 e 27/10 às 15h | 28/10 às 11h e às 15h (sessão dupla) | 31/10 às 15h e às 19h (sessão dupla)
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

ESPETÁCULO “A FLOR IGNÁVIA”
Datas e horários: 26 e 28/10 às 19h | 27/10 às 15h e às 19h | 31/10 e 1/11 às 10h30 e às 15h (sessões duplas)
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

ESPETÁCULO “MANIFESTO HUMANO: ESCREVENDO MEU SER”
Datas e horários: 27, 28 e 31/10 às 19h | 3, 4, 7, 10 e 11/11 às 19h
Local: Fábrica de Cultura Osasco – Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Advertisement. Scroll to continue reading.

ESPETÁCULO ÁRVORE(SER) – DESDE O DIA EM QUE CHOVI.
Datas e horários: 24/10 e 7/11 às 19h | 26, 28, 31/10, 8, 9 e 11/11 às 15h30
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Bibliotecária, doutoranda em História das Ciências, e das Técnicas e Epistemologia. Apaixonada por cinema, séries e cultura em geral. Sem Os Goonies talvez não estivesse por aqui.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Advertisement