Com direção de Wallace Lino e Bruma Machado, espetáculo multilinguagem itinerante é inspirado nas vivências da atriz Lais Lage
Pensando a acessibilidade de maneira global, o solo “Ato I: ensaio sobre uma atriz que está ficando cega”, com atuação de Lais Lage, é uma performance sensorial e itinerante, inspirada nas vivências da atriz enquanto uma pessoa negra, periférica e PCD (baixa visão em ambos os olhos). O projeto ocupará o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto com quatro apresentações, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho, todas gratuitas, com audiodescrição feita pela própria atriz e com um intérprete de Libras, além de acessibilidade para todo o público.
Leia mais: Peça “Faminta” Apresenta Histórias de Uma Mulher Instigada Pela Gula e Pela Luxúria
A dramaturgia é uma criação coletiva criada por Lais em parceria com Wallace Lino e Bruma e Bruma Machado, que também assinam a direção do espetáculo. A performance ocupa praticamente todos os ambientes do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, e é dividido em sete “módulos cênicos”, que se iniciam ainda no estacionamento (na entrada pela Rua Humaitá), onde o público é recebido por Lais que conta curiosidades do seu lugar de origem, o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ainda do lado de fora do centro cultural, explica que foi diagnosticada aos 12 anos com uma condição chamada ceratocone, doença que aponta para a possibilidade de cegueira em seu estado avançado.
A partir deste primeiro “módulo cênico”, o público embarca com Lais num reencontro com sonhos que não começaram ali. Primeiro, a atriz conduz o público por uma espécie de câmara com uma luz tão forte, que mal se pode ver. Em seguida, a cena se passa no espaço “a cegueira branca”, com lentes e objetos pendurados que podem ser tocados. No decorrer do percurso, as cenas vão revelando memórias, afetos, e a família da atriz é reverenciada em fotos e com uma música cantada pela avó, que sonhava em ser cantora.
Serviço: “Ato I: ensaio sobre a atriz que está ficando cega”
Apresentações: dias 25, 26 27 e 28 de julho de 2024
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163, Humaitá, Rio de Janeiro
Dias e horários: Quinta e sexta, às 20h. Sábado e domingo, às 16h.
Duração: 75 min.
Classificação etária: 14 anos
Informações: (21) 2535-3846 e 98587-0494
Capacidade: 50 pessoas
Entrada franca
Imagem Destacada: Divulgação/Lais Lage (Crédito: Rodrigo Menezes)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.