A série de entrevistas exclusiva da Rádio Disney, explora os lugares onde viveram e os eventos que moldaram suas trajetórias
O objetivo da série “Minha Música, Minha Terra” é apresentar a história de artistas populares de uma perspectiva única. Foram produzidas duas versões: a brasileira e a latino-americana. Na nacional temos: Ana Vitória, Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Felipe Araújo e Capital Inicial.
Além do sucesso, em comum: o amor pela música desde a infância ou adolescência, a intensidade da relação com a arte e a importância das relações pessoais, família, amigos e com os parceiros.
Ana Vitoria | Araguaína, Tocantins – TO e São Paulo – SP
Ana Caetano e Vitória Falcão mostram a importância da família e da cidade de Araguaína onde cresceram. A primeira música que cantaram juntas sem saber, “Maria, Maria”, foi em uma apresentação da escola quando as turmas delas foram reunidas.
Ana vem de uma família musical, sua mãe cantava e tocava piano. Com seu irmão aprendeu violão. Sua mãe relata que percebeu o talento quando cantava em karaoke aos 11 anos.
Vitória não tem uma lembrança exata de quando começou a cantar. Sua mãe conta que começou no coral da igreja. A cantora relembra que quando ganhou seu primeiro microfone, entre 6 e 8 anos, não conseguiu mais viver sem ele.
A vinda para São Paulo foi um desafio e um período de descobertas pessoais: A gravação do 1.º disco, após Vitória mandar um vídeo ao Felipe Simas, a busca da relação com o público e diversas outras experiências marcantes.
Paralamas do Sucesso | Rio de Janeiro – RJ
Surge no momento Pós Punk Rock e, ao mesmo tempo, no final da ditadura. O que levou ao renascimento do Rock e deu a possibilidade de criar com liberdade de expressão. Antes disso, as músicas eram submetidas à censura prévia. Com isso reuniram guitarras, tambores e crítica social nas suas músicas.
Relembram os ensaios na casa da vovó Ondina, vó do Bi Ribeiro, com muito carinho e emoção pela generosidade da matriarca. Assim como, o primeiro show no Festival de música da Rural (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica).
O primeiro show no Circo Voador também marcou muito a história da banda: depois de várias tentativas, em 1983, abriram o palco para Lulu Santos.
Se destacaram como a banda revelação do Rock In Rio em 1985. Começaram a rodar o Brasil e o mundo, sempre baseados em amor, força, união, música e amizade.
Jota Quest | Belo Horizonte – MG
A banda já existia, porem com a chegada de Rogério Flausino houve a soma de bagagens diferentes que formou a identidade musical da banda.
Eles contam que foi uma jornada de 14 tentativas até a chegada de Flausino para ser o cantor. Depois disso houve a epopeia dele neste lugar, por ser desengonçado, com estilo extravagante e carismático.
Frisaram a importância da sinergia para ter uma banda e dos bares de Belo Horizonte na trajetória. Afinal “BH não tem mar, mas tem bar”, com destaque para o Drosóphyla. Também foram a 1a banda a ter DJ no show.
São unânimes na relação com BH e da participação da cidade nas suas vidas.
Felipe Araújo | Goiânia – GO
Cantava desde os 8 anos no coral da Igreja. Aos 12, quando formou sua primeira banda e subiu no palco pela primeira vez, soube que seria para sempre.
Sua família sempre foi apaixonada por música sertaneja. O pai estimulou seu talento , abriu uma casa de show para ele se apresentar com a dupla João Pedro e Felipe, no início da carreira.
O irmão Cristiano Araújo foi uma grande inspiração. Felipe destaca que a música é fundamental para viver com a ausência dele. A música “Com Você” é uma homenagem póstuma ao irmão.
Divide as conquistas com a família e amigos de longa data e busca sempre manter a essência.
Capital Inicial | Brasília – DF e São Paulo – SP
Também se beneficiou do Punk Rock no que diz respeito à liberdade e empoderamento, presente nas distorções dos arranjos.
O Capital Inicial e a Legião Urbana nascem das cinzas do Aborto Elétrico.
Dinho foi a escolha imediata, já era amigo dos irmãos e estava sempre presente nos ensaios. Tocava com Dado Vila Lobos e foi convidado por Fernando para o Capital, e assim também nasce a Legião.
O Capital Inicial é uma das bandas da Turma da Colina, um conjunto residencial da UNB (Universidade de Brasília). A UNB foi o palco do primeiro show do Capital com Dinho, na saída do vestibular. Prestigiado apenas pelos amigos, mas já com a emoção da plateia.
Ao chegarem em São Paulo, se depararam com a efervescência cultural. Um dos primeiros lugares onde tocaram foi o Pub Madame Satã.
“Minha Música, minha terra” é uma forma de conhecer a jornada desses artistas narradas por eles mesmos. Se emocionar e cantarolar os sucessos que fazem parte da história de um país.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.