Autor de Great Balls of Fire tinha 87 anos
Morreu Jerry Lee Lewis, um dos pioneiros do rock, aos 87 anos. A informação chegou hoje (sexta-feira, 28) através de seu assessor de imprensa.
Lewis ficou famoso por suas performances enérgicas em músicas como ‘Great Balls of Fire’ ajudaram a sedimentar o rock’n’roll como a música pop americana dominante da década de 1950.
Nascido na Louisiana em 1935, filho de uma família de agricultores pobres que hipotecaram sua casa para comprar o primeiro piano para o pequeno Lewis. Enquanto aprendia o instrumento e estudava em uma escola evangélica, ele foi expulso por apresentar uma versão boogie-woogie de My God is Real que foi considerada subversiva.
Algumas de suas primeiras gravações foram feitas em 1956 com Elvis Presley, Johnny Cash e Carl Perkins, um grupo mais tarde foi apelidado de Million Dollar Quartet. Foi uma sessão improvisada: Cash e Presley estavam visitando separadamente o estúdio onde Lewis estava apoiando Perkins no piano.
Quando Lewis apresentou ‘Whole Lotta Shakin’ Goin’ On’ na televisão no The Steve Allen Show, ele trouxe seu estilo único de tocar que virou sua marca registrada: chutava o banquinho do piano e tocava em pé, com músicas acentuadas com notas em cascata.
No auge da fama, em 1958, quando estava em uma turnê pelo Reino Unido, Lewis se envolveu em um escândalo quando veio a público que ele havia se casado com sua prima de 13 anos, Myra Brown – seria o terceiro de seus sete casamentos. Houve indignação na imprensa britânica e o resto da turnê foi cancelada. As rádios dos EUA também o colocaram na lista negra, banindo suas músicas.
Sua carreira ganharia uma sobrevida na música country americana, conseguindo emplacar alguns hits na parada country, incluindo uma versão do standard Chantilly Lace.
Em 1986, foi um dos primeiros 10 artistas introduzidos no Rock’n’Roll Hall of Fame, ao lado de Presley, Chuck Berry e outros. Nesse mesmo ano, o filme “Top Gun – Ases Indomáveis” contava com ‘Great Balls of Fire’ na trilha sonora, na icônica cena em que o personagem Goose (Anthony Edwards), parceiro de Maverick (Tom Cruise) toca a música no piano de um bar. E em “Top Gun Maverick” o filho do personagem também toca a música, no mesmo local.
Ainda no cinema, em 1989 foi lançada a cinebiografia, “A Fera do Rock” (Great Balls of Fire no original), que trazia Dennis Quaid interpretando Lewis e Winona Rider no papel de Myra.
Jerry Lee Lewis esteve no Brasil em dezembro de 1993, quando se apresentou em dois shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Houve até uma passagem pelo Jô Soares Onze e Meia no SBT. Sua passagem foi marcada pelo mau-humor e temperamento do artista, que no show do Rio e no primeiro de São Paulo se apresentou bêbado por apenas meia hora. Aos 58 anos já estava bastante prejudicado por conta dos anos de abusos com álcool, drogas e uma cirurgia feita em 1984 na qual precisou retirar um terço do estômago.
Foram ao todo 40 álbuns de estúdio lançados por Lewis, sendo o mais recente “Rock & Roll Time”, de 2014. Seu álbum anterior, “Mean Old Man”, chegou a alcançar o Top 30 dos EUA em seu lançamento em 2010 e contou com participações de nomes como Mick Jagger, Sheryl Crow, Willie Nelson e Eric Clapton.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.