Vencedor do Grammy e do Oscar, criou uma galeria de hits da música popular
Burt Bacharch, um dos maiores nomes da história da música popular, faleceu aos 94 anos. Segundo notícia divulgada por sua agente, Tina Brausam, nesta quinta (9). O pianista, compositor e produtor veio a óbito em casa, em Los Angeles, na quarta-feira (8), por causas naturais.
Assim como George Martin e Phil Spector, Bacharach produziu inúmeros standards da música pop tradicional. Vencedor de seis Grammys (incluindo conjunto da obra, sendo eleito o maior compositor vivo) foi considerado o grande hit maker do século XX.
Ao longo das décadas de 1960, 19870 e 1980 concebeu clássicos como ‘This guy’s in love with you’ (1968), ‘Raindrops keep fallin’ on my head’ (1969), ‘(They long to be) close to you’ (1970), ‘Arthur’s theme (Best that you can do)’ (1981), e ‘That’s what friends are for’ (1986). Ao todo mais de mil artistas gravaram composições suas, entre eles Aretha Franklin, Elvis Presley, Dusty Springfield, Frank Sinatra e Tom Jones.

A música de Bacharach é revestida por progressões de acordes influenciadas pela harmonia do jazz, com padrões rítmicos sincopados e métricas variáveis. Sua habilidade reside em criar composições palatáveis ao gosto popular sem abrir mão da sofisticação.
O maior parceiro de Burt Bacharach foi Hal David, com quem compôs centenas de canções. Foi com ele que Burt obteve seus primeiros êxitos, em 1957: ‘Magic moments’, que se tornou sucesso na voz do cantor Perry Como, e ‘The story of my life’, gravada por Marty Robbins. David morreu em setembro de 2012, aos 91 anos.
Outra famosa e duradoura parceria foi com cantora Dione Warwick, uma das vozes que mais gravaram músicas de Bacharach. A dupla se conheceu em 1961 e entre 1962 e 1968 foram nada menos que 15 singles no Top 40 . As três colaborações mais emblemáticas foram ‘I say a little prayer’, ‘I’ll never fall in love again’, ‘Walk on by’.
Burt Bacharach também brilhou no cinema. Conquistou três estatuetas no Oscar: melhor trilha sonora e melhor canção original com “Arthur, o milionário sedutor”, em 1982; e melhor trilha sonora com “Butch Cassidy”, em 1970. E vale lembrar, é claro, de “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, comédia romântica de sucesso estrelada por Julia Roberts e Cameron Diaz que tinha sucessos de Bacharach como trilha sonora. O ponto alto é a cena em que ‘I say a little prayer’ é cantada na mesa do restaurante. Nessa época, Bacharach experimentava uma popularidade junto à nova geração, aparecendo também nos filmes de Austin Powers e no seriado The Nanny.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.