Entre os dias 12 e 17 de março Ponto Cine exibiu filmes escolhidos pelos críticos
A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) realizou a mostra anual “Os Melhores Filmes do Ano”, entre os dias 7 e 17 de março. A 21ª edição do evento marcou também os 40 anos da fundação da ACCRJ, que vem contribuindo de forma única para o entendimento do público frente à sétima arte.
A mostra é consagrada no calendário cinematográfico da cidade e destaca os 10 melhores filmes lançados comercialmente em 2023, eleitos democraticamente pelos críticos da Associação. Foram dois locais de exibição: de 7 a 13 de março no Estação Net Rio, com entrada a R$15, e de 12 a 17 de março, e no Ponto Cine, em Guadalupe, com entrada gratuita – exceto para a sessão do filme “Assassinos da lua das flores”, no dia 12 de março, que teve ingressos a R$10.
Ponto Cine foi ponto de exibição da Mostra da ACCRJ
A mostra se tornou referência na promoção da diversidade cinematográfica. Este ano, em especial, chegou a Guadalupe, bairro onde nasceu o Ponto Cine, um exemplo de cinema social que remodelou a comunidade e se tornou referência e local para encontros culturais em um dos bairros com menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade do Rio de Janeiro.
Trazer filmes indicados e premiados no Oscar foi uma grande divulgação da sétima arte. Os filmes escolhidos foram de fato merecedores.
Após 4 anos fechado, participar dessa mostra foi um marco muito importante para a retomada do espaço. E estarmos lá depois desse período também foi impactante (Em breve, falaremos mais sobre isso em uma entrevista com os responsáveis).
Leia Mais: O Papel dos Festivais de Cinema na Promoção de Novos Talentos e Tendências Cinematográficas
Os Fabelmans, um filme sobre o cinema, no Ponto Cine
Durante a mostra no Ponto Cine, assistimos “Os Fabelmans“. O filme ganhou o Globo de Ouro como melhor filme e melhor diretor não foi à toa: é fabuloso! E vamos contar um pouco sobre ele:
O filme de 2022 de Steven Spielberg mostra a jornada dos integrantes da família Fabelman em busca de encontrar a si, diante da oposição entre seguir o próprio sonho e as expectativas sociais e familiares.
Pai e mãe são opostos. Enquanto ele é racional, pragmático e cientista; ela é emotiva, sonhadora e artista. Os filhos, claro, ficam ali “no fogo cruzado”. Sam, o primogênito, é o mais afetado.
Assim como ele tem a arte em si e nas suas veias pulsa a sétima arte, também se vê diante da necessidade de se formar e ter um “trabalho sério”, visto cinema ser apenas um hobby na visão do pai. É o “tio maluco”, irmão da avó, que mostra a ele que tal divisão entre fazer arte e seguir convenções pode custar a solidão.
Um filmaço e qualquer semelhança com o jovem Spielberg não é coincidência. Foi inspirado na vida do diretor. É o filme indicado para quem é cinéfilo e acredita no poder do cinema para mudar a realidade.
Compre Agora: 20 Anos de Cinema Independente
Conheça os selecionados da mostra ACCRJ
O melhor filme este ano ficou com “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.
Segue a relação dos filmes escolhidos:
- ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023) – Melhor Filme do Ano
- A BALEIA (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022)
- DECISÃO DE PARTIR (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022)
- OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022)
- OS FABELMANS (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022)
- OPPENHEIMER, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023)
- PEARL, de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022)
- RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)
- TÁR, de Todd Field (EUA, 2022)
- TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.