Produções de todo o Brasil ocupam a tela com narrativas potentes da periferia
A contagem regressiva já começou. Nos dias 16 e 17 de agosto, o bairro Figueira, em Duque de Caxias (RJ), receberá a 1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco, evento gratuito que destaca a potência criativa do audiovisual produzido nas margens dos grandes centros urbanos.
Idealizada pela Potiguara Audiovisual em parceria com a Wallaroo Corp., a mostra é um projeto que surge do desejo coletivo de criar um espaço legítimo de visibilidade para produções realizadas por cineastas periféricos. Com curadoria atenta e uma proposta de ocupação cultural transformadora, a mostra reunirá 24 filmes selecionados, representando diversas regiões do país e diferentes olhares periféricos.
A programação será exibida no espaço Ôpa Sabor Nordestino e está dividida em quatro categorias competitivas: Curtíssimas Mobile, Baixada no Foco, Ficções Periféricas e Documentos Periféricos — que reúnem desde filmes gravados com celular até obras premiadas em festivais. O evento ainda contará com homenagens, rodas de conversa, oficinas e premiações com júri técnico e popular.
LEIA MAIS
Oeste Outra Vez | Vencedor de Gramado Será exibido de Graça na Segunda Edição do Circuito Faz na Tijuca
Quarteto Fantástico – Primeiros Passos | Nova Fase, Em Busca de Diferentes Resultados
Avatar 3: Fogo e Cinzas | Primeiro Trailer é de Encher os Olhos
Filmes Selecionados – 1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco
CURTÍSSIMAS MOBILE
- A Lacraia Vai Tremer
- Toque de Letra
- Ykiriri ©
BAIXADA NO FOCO
- Desde Criança Eu Sempre Quis Morar no Rio
- Cordão de Prata
- Tem um Quilombo no Quintal
- A Cor do Cinema
- Doné Conceição
DOCUMENTOS PERIFÉRICOS
- Pedagogia da Navalha
- Memória Trêsporquatro
- O Voo Dener
- Black House: Jazz é o Corre
- Barcelona Meu Amor
FICÇÕES PERIFÉRICAS
- Visagens e Visões
- O Casaco
- Mancha
- Coisa de Preto
- Caminhos Desiguais
Sessões especiais e homenagens
Além das mostras competitivas, o evento será palco de sessões especiais. O cineasta Marçal Vianna, um dos grandes nomes do cinema periférico da Baixada Fluminense, será homenageado com a exibição de seu curta “Paçoca”, no primeiro dia da mostra. Já no segundo dia, o público poderá conferir “Dandara”, filme do diretor Felipe Coelho, gravado no próprio bairro onde o evento acontece.
“A mostra nasce do desejo de dar visibilidade ao cinema potente que é feito nas bordas do país, por pessoas que, muitas vezes, não têm acesso às grandes telas. Queremos criar esse palco e valorizar cada história contada”, afirma D’Andrade, diretor da mostra.

Pedrinho é eleito representante de turma em uma eleição em sua própria escola, mas sua vitória incomoda alguns pais, que alegam que o menino comprou voto em troca de paçocas

Dandara é uma notável defensora pública que se utiliza dos regimentos e mecanismos judiciais para defender os seus clientes. Quando um “tribunal” de rua se instaura diante de seu caminho, o destino de Pelé e Dandara se cruzam e ela terá de fazer a sua mais potente defesa, na tentativa de perseguir a justiça e evitar que o pior aconteça.
COMPRE AQUI
O livro do cinema
A História do Cinema para quem tem pressa
Cultura e formação no mesmo espaço
A mostra também propõe uma ação formativa ao promover uma oficina gratuita de introdução ao cinema para jovens da região, incentivando o surgimento de novas vozes e olhares periféricos. A sala de exibição terá capacidade para 100 pessoas por dia, com entrada gratuita e programação livre para todas as idades.
SERVIÇO
1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco
Datas:16 e 17 de agosto de 2025
Local: Ôpa Sabor Nordestino – Estrada Velha do Pilar, 2290 – Figueira, Duque de Caxias – RJ
Evento gratuito | Classificação: Livre
REALIZAÇÃO
A 1ª Mostra de Cinema Periféricos no Foco é uma realização da Potiguara Audiovisual e Wallaroo Corp., com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretaria de Cultura de Duque de Caxias.
FICHA TÉCNICA
Direção: D´Andrade
Produção Executiva: Daniel Gravelli, Aimée Borges, Alehandro Duarte
Curadoria: Felipe Coelho, Brenda Vasconcelos
Assistência de Produção: Patrick Baracho, Cleyton Duarte, Bruno Santiago
Cenografia: Quézia Mirandela
Operação de Luz: Suzana Corrêa
Operação de Som: Andressa Costa, Mozá
Fotografia: Evandro Robert
Apresentação: Aline Mick
Performance para redes: Dimitra Christo
Acessibilidade: Lia Machado
Animação e Edição de Vídeos: Thiago Santos
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.