Animação mostra de forma lúdica a importância de saber quem somos
Divertidamente 2 já deu o que falar antes mesmo da estreia, com a entrada de novas emoções: ansiedade, vergonha, inveja e tédio. E realmente, fez por merecer todo esse burburinho e tantos memes com as novas emoções.
Neste filme a protagonista passa por uma jornada pessoal em busca de um sonho com o hockey. Com isso, se depara com garotas mais velhas, grau de exigência maior. E com as novas experiencias com as emoções que já “chegaram chegando”.
A ansiedade rouba a cena, mas a vergonha junto com a tristeza tem um papel fundamental; assim como a inveja, a tristeza, a alegria a raiva e o nojo, associadas.
Em “Divertidamente 2”, a alegria já sabe a hora de sair de cena. E cada vez mais, fica ciente de que Riley não será feliz o tempo todo. Inclusive por ter um momento em que está fora do comando.
Se você ainda não viu, vamos te dar 5 motivos para você já escolher a sessão!
Leia Mais: Dia das crianças: filmes infantis que os adultos vão amar també
Pontos Positivos de Divertidamente 2
1.Desenvolver a Inteligência Emocional
Óbvio que não é um filme que vai te desenvolver totalmente. Porém, mostra claramente a importância de identificar e acolher as emoções e reações a partir delas.
“Divertidamente” também faz isso; porém, no “Divertidamente 2” a participação das emoções antigas: alegria, tristeza, raiva, nojo somadas às novas trazem mais clareza.
A raiva por exemplo, já não explode tanto e mostra que pode ser usada como determinação apoiando a alegria de um jeito fofo para os seus padrões explosivos.
2.Uso do lúdico para tratar de temas importantes
Por ser uma animação “Divertidamente 2” usa de cores e formas para mostrar a importância de expressar o que sente; e principalmente, na construção do senso de si.
Ou seja, a nossa identidade através do sistema de crenças. Isso facilita muito para ensinar às crianças e o entendimento. Mais uma das animações “que não são só para crianças”
3.Mostrar o mecanismo das emoções
Se você for da área de Psicologia certamente terá uma visão aprofundada. Ainda que não seja, vai se reconhecer nas situações vividas pela Riley especialmente através da Ansiedade.
Aliás, de todas as novas emoções, foi a que mais se destacou. Cá entre nós: a forma como o roteiro desenvolve os pensamentos intrusivos, o excesso de preocupação, a perda de foco no presente é arrebatadoramente real.
Leia Também: Emoções à flor da pele em peça que aborda as relações raciais
4.Ensina empatia
Como o gatilho inicial é a puberdade, impossível assistir e não se lembrar da nossa época. Lembra? quando ficamos confusos por não saber o que sentimos e sentimos tudo de uma vez.
Isso facilita o entendimento com as gerações mais jovens e ajuda a nos conectarmos com nós mesmos.
5.Importância das amizades
Através da jornada de Riley nos deparamos com situações típicas da adolescência, que permanecem ao longo da vida. Por exemplo: a necessidade de aceitação x expressar quem somos.
Em diversos momentos ela fica dividida. Até que em um ponto alto do filme admite os sentimentos para as amigas e se desculpa, iniciando uma nova fase no relacionamento;
Com isso percebe que ser autêntica, se respeitar é mais importante que ser aceito.
“Divertidamente 2” é um exemplo de filme que une diversão, ciência e ludicidade com roteiro interessante. Nos conecta com a nossa adolescência e faz repensar como usamos a nossa Divertida Mente.
Imagem Destacada: Divulgação/ Disney|Pixar
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
One Comment