Sim, a plataforma de streaming quer que você veja um filme ou série enquanto troca mensagens no celular
Todos aqueles que valorizam o cinema e as séries de TV sabem que grande parte do conteúdo disponibilizado nas plataformas de streaming é produzido para consumo imediato. Dessa forma, o espectador, que busca apenas relaxar por alguns minutos, pode finalizar o programa rapidamente, dizer “OK”, esquecer completamente o que acabou de assistir e partir para outro. Com isso, a audiência, e, consequentemente, o número de visualizações, aumenta consideravelmente.
No entanto, esse mesmo espectador tem à disposição uma infinidade de atrativos nas telas de seus celulares e computadores. Portanto, é essencial que todo o material seja elaborado de maneira que, mesmo que a pessoa esteja realizando outras atividades enquanto assiste a um filme ou série, ela consiga compreender plenamente a trama até o seu desfecho.
Essa dinâmica foi explanada em um novo artigo publicado pela n+1 (via JoBlo). Nela, o autor relata que há uma observação comum dada aos escritores de conteúdo original da Netflix que diz o seguinte: “Faça com que esse personagem anuncie o que está fazendo para que os espectadores que estão assistindo ao programa em segundo plano possam acompanhar. Isso não é apenas um tremendo insulto aos escritores, mas também serve como uma forma de mimar o espectador, que não consegue simplesmente sentar e assistir.”
O artigo até dá um exemplo, retirado de “Um Desejo Irlandês”, da Netflix , estrelado por Lindsay Lohan e: “Passamos um dia juntos”, o personagem de Lohan conta ao seu amante, James. “Admito que foi um dia lindo, cheio de vistas dramáticas e chuva romântica, mas isso não lhe dá o direito de questionar minhas escolhas de vida. Amanhã vou me casar com Paul Kennedy.” “Tudo bem”, ele responde. “Essa será a última vez que você me verá porque depois que esse trabalho acabar, vou para a Bolívia para fotografar um lagarto-árvore ameaçado de extinção.”
LEIA MAIS
Séries | O que Estreia ou Retorna em Janeiro de 2025
6 Animes de Culinária para Não Assistir com Fome!
Round 6 | 2ª Temporada Estreia Hoje e Promete Mais Emoções
Caso da Netflix escancara crise com roteiristas
O exemplo é pertinente e, a partir dele, surgem diversos outros casos nos quais os personagens narram tudo o que está sendo ou já foi exibido na tela. Nessas situações, críticos como eu acusam os roteiristas de preguiça ou, simplesmente, de realizarem um trabalho medíocre. Contudo, quantos desses casos não foram uma exigência da plataforma de streaming para que o conteúdo fosse desenvolvido dessa maneira?
Fica a reflexão e o apelo: deixem o celular de lado e apreciem a obra que se desenrola diante de seus olhos!
“Debi e Lóide”. Imagem Destacada: Divulgação/Prime Video
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.