O processo eleitoral brasileiro tem sido alvo de ataques da extrema-direita há bastante tempo, e essa hostilidade se intensificou após Jair Bolsonaro perder a presidência para Lula nas últimas eleições de 2022. O principal foco dessas críticas são as urnas eletrônicas, que alegam terem sido manipuladas para garantir a vitória do candidato petista. Contudo, não há qualquer evidência que sustente essa afirmação, e é difícil promover uma teoria conspiratória em relação às urnas eletrônicas, que nunca foram questionadas por irregularidades, mesmo após diversas auditorias realizadas nos últimos anos. O documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”, da cineasta Sandra Kogut, aborda não apenas esses teóricos conspiracionistas, mas, principalmente, as pessoas comuns que fazem a nossa democracia eleitoral funcionar.
Leia Mais: A Vilã das Nove | A Verdade Nas Artificialidades
O aspecto mais interessante do trabalho de Kogut é que ela dá voz a ambos os lados do debate e opta por retratar “o chão de fábrica” em vez dos palacianos do poder. Assim, ela acompanha um caminhoneiro e sua família bolsonarista, alguns petistas que participaram da campanha de rua de Lula, além de mesários e responsáveis pelas urnas em suas respectivas zonas eleitorais. No que se refere à perspectiva da esquerda e aos profissionais envolvidos no processo eleitoral, a intenção da cineasta é evidenciar as convicções e o trabalho dessas pessoas, além de documentar algo raramente abordado na televisão: a logística necessária para levar as urnas a locais distantes dos grandes centros, como comunidades ribeirinhas. Do lado da direita, ela busca compreender, por meio de entrevistas e da observação das visitas do caminhoneiro a igrejas, como a desinformação disseminada por fake news é integrada e transforma a realidade em narrativas distópicas. O centro político também encontra um representante: um vendedor ambulante que oferece produtos de Lula e Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Este personagem é uma revelação, pois se considera isento e afirma que, enquanto trabalha, seu CNPJ é o que realmente importa, embora seja, pessoalmente, eleitor da direita bolsonarista. Ele, portanto, exemplifica os reais interesses de diversos CNPJs espalhados pelo Brasil.
Leia Também: Ranma 1/2 (2024) | Remake É Tudo que Pedimos e Mais
Assim, “No Céu da Pátria Nesse Instante” retrata pessoas comuns e como elas são afetadas pelos políticos e seus interesses, às vezes em nome da democracia, outras vezes não. Kogut acerta ao apresentá-los sem quase intervir com sua própria ideologia, que teria a câmera como instrumento. Contudo, o único momento em que a isenção da cineasta é comprometida ocorre quando sua voz questiona o caminhoneiro sobre a invasão ao Congresso em 8 de janeiro de 2023. Nesse instante, sua intervenção é compreensível, pois é impossível permanecer indiferente diante de alguém que não consegue explicar suas razões ao defender um episódio que reflete uma parte nefasta do Brasil emergida a partir de 2018. A experiente cineasta perde a compostura neste momento, assim como qualquer cidadão conciênte perderia.
Filme assistido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Imagem em Destaque: Divulgação
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.