A linguagem do coração
Do mesmo diretor de “Românticos anônimos”, Jean Pierre Améris, “Linguagem do coração” conta a história de Marie, uma menina de 14 anos, deficiente visual e auditiva, e por razão disso vive isolada em seu próprio mundo. Por esse motivo o pai a leva para o Instituto Larney, entidade católica que era conhecida na época por atender meninas surdas. Lá a menina conhece a irmã Marie Marguerite (Isabelle Carré), que sensibilizada com a situação de Marie, passa a cuidar dela como uma filha. Apesar da jovem freira possuir uma saúde debilitada, ela não mede esforços para ajudar Marie a superar todos os obstáculos que sua deficiência impõe.
Marie é interpretada pela atriz novata Ariana Rivoire, descoberta pelo diretor do filme em sua escola. A atriz nasceu com deficiência auditiva.
“A linguagem do coração” é um drama biográfico baseado na história real de Marie Heurtin, nascida com deficiência visual e auditiva no século XIX.
A importância e expressividade da obra fez com que a Imovision pedisse um depoimento do diretor. Confira:
Eu quis contar esta história porque ela passa uma bela mensagem de esperança e de fé. A religiosa é levada por sua fé, mas é uma fé concreta, uma fé que a faz agir contra o ceticismo de todo mundo. Ela acredita na garota Marie, em sua capacidade de se abrir, tem confiança nela. É também uma bela história de amor entre a religiosa e Marie. Para a religiosa, a ocasião de viver uma espécie de maternidade, que de outro modo, ela jamais teria conhecido.
Para fazer este filme eu passei muito tempo com as crianças e adolescentes surdos e cegos. Aprendi muito em contato com eles, e foi isso que eu desejei transmitir ao espectador. Para eles, comunicar- se passa pelo toque e pelo olfato. Em nosso mundo, cada vez mais virtual, eles nos remetem a uma comunicação mais direta, com os outros, com o universo que nos rodeia.
Nós, que temos nossos olhos e nossos ouvidos saudáveis, não sabemos mais olhar e ouvir a beleza do mundo. Em vez de descartar os deficientes, é preciso aproximar-nos deles, fazer contato com eles, ajudá-los, mas também aprender com eles.
Sinto-me feliz pelo fato desse filme poder ser visto no Brasil. Espero que, como em tantos outros países, esta história desperte emoção e também esperança no público.Jean-Pierre Améris
A estréia de ‘linguagem do coração está confirmada para o dia 17 de março.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.