Lançado em 1999 com a proposta de criar um ambiente interativo para estudantes universitários, Neopets logo se com um crescimento astronômico e uma mudança para um público mais infantil, forçando o site a remodelar suas estratégias. Em mais de 25 anos do que já foi um dos sites mais acessados diariamente, Neopets passou por altos, baixos, e muitos escândalos. Venha se lembrar com a gente da história do site — e entender como ele está hoje.
De volta ao início
Criado pelo casal Adam Powell e Donna Williams, Neopets segue a proposta de um mundo virtual para criação de pets, os Neopets, que precisam ser cuidados para mantê-los saudáveis e brincar com seus amigos. Ao longo de mais de duas décadas, o site passou pelas mãos da Viacom, Jumpstart, NetDragon e hoje pelo World of Neopia, além de carregar nas costas controvérsia de financiamento da Igreja da Cientologia, vazamento de dados de usuários, jogos multiplataforma, e até um quase filme.
Neopets era então esse lugar para você cuidar de seu pet ao melhor estilo tamagotchi: alimentar, brincar, escovar, incentivar a leitura, cuidar da saúde e personalizar seu look da forma que achasse mais extravagante, mas você talvez se lembre do perrengue que era alimentar seus bichinhos com seu omelete gratuito diário.
O atrativo do site poderia ser, portanto, diferente de pessoa para pessoa. Talvez você fosse um colecionador (selos, TCG, bonecas usuki, itens raros), gostasse de treinar seus pets para lutar na Arena, amasse os joguinhos Flash, apostar na Bolsa de Valores, ou simplesmente fosse louco para pintar seu pet da cor Pirata!
Como era jogar o site anos atrás?
Neopets passou por vários períodos e mudanças, de forma que coisas pontuais diferentes marcam a experiência dos jogadores de forma diferente ao longo das décadas. Começando pelos Neopets, que originalmente eram bem diferente do que a maioria da base de jogadores deve ter na memória.
No início, devido à ideia original, o site era repleto de piadas e referências para adultos — como um plot em que os membros da equipe do jogo eram assassinados e os jogadores deveriam adivinhar a próxima vítima — de forma que, lá atrás, pets como Bruce e Kau eram referências diretas às personalidades Bruce Forsyth e Macy Gray. Confira abaixo alguns pets originais.
Devido a mudança de rumos, ligada também a direitos de imagem, items do site como cerveja, paródias de produtos (ou o item em si, como “Ferrero Rocher“), e produtos de antigos patrocinadores eventualmente foram transformados em versões adequadas à faixa etária, ou que não fizessem referências (ao menos gritantes) das quais pretendiam se desvincular.
Ainda falando sobre pets, no ano nove (A9/Y9), 2007 no mundo real, o site passou por uma grande reformulação nas artes e poses promovida pelo comando da Nickelodeon/Viacom, que comprara o site dois anos antes. Jogadores tiveram a opção de manter seus pets nas formas antigas, enquanto novos pets só poderiam ser criados nas novas poses, que possibilitariam mais opções de customização — essa conversão gerou grande burburinho e o surgimento de um mercado negro de venda de pets raros em sites suspeitos.
Parte importante da magia do site era esse mundo de descobertas completamente novo. Em todo lugar havia algo para se fazer: concurso de escrita e poesia, customisação, lugares secretos — como o Mundo da Gelatina — eventos competitivos com troféis exclusivos, além de cada cantinho do site ter a sua própria história.
E o que falar dos plots do jogo? Com puzzles desafiadores, esses eram (e são) os eventos que mais mobilizavam a comunidade em torno de soluções, tretas, e solidariedade entre os players. Mencionemos o plot da Maldição de Maraqua (2005), Trama do Deserto Perdido (2005), Fundação de Altador (2006), Conto do Infortúnio (2006), A Ruína das Fadas (2010) e Wraith Ressurgence (2017).
Ah, antes que nos esqueçamos, o Mundo das Fadas caiu há mais de treze anos (no A12, especificamente), já se sente velho?
Como está o site hoje em dia?
Embora a estrutura e ideia do site continue essencialmente a mesma, é difícil elencar tanta coisa que mudou em Neopia, mas vamos tentar! Há uma nova espécie de Neopet, o Vandagyre (2014–), as versões antigas dos pets não-convertidos voltaram (2024—), matando por tabela o mercado paralelo.
Com a descontinuação do Adobe Flash Player em 2020, o site, que se estruturou todo em Flash, vinha se preparando para converter seus jogos para HTML5. Durante algum tempo boa parte dos jogos ficaram indisponíveis — hoje, estando de volta, embora certos games apresentem bugs que anteriormente não tinha. Devido a uma crise de servidores e a crise de conversões, partes do site foram descontinuadas, como os queridos Key Quest, Habitarium, além das animações em quadrinhos antigas, sem previsão para retorno.
Novos mapas foram desenhados para dar um ar mais moderno ao website. Uma nova arena de batalha cumpre 10 anos em 2024. Em 2023 foi lançado um programa com desafios diários e recompensas atraentes para aqueles que cumprissem atividades diárias/semanais, incentivando a permanência no site, trazendo velhos itens à circulação e combatendo o velho problema da inflação no site. Esse movimento faz parte do esforço da atual equipe de fazer o site atraente a jogadores retornantes e possíveis donos de neopets de primeira viagem.
Sob nova direção, o site está para fazer uma limpeza nos servidores de contas antigas (o expurgo, ou “purge“, como chamam), mas ainda há tempo para abrir um ticket pedindo acesso a sua conta antiga, caso não se lembre de seus detalhes como senha/data de nascimento cadastradas.
Dado o novo pico de acessos e um plot marcado para esse ano, Neopets luta contra a maré e mostra que dá para se manter relevante na contramão da lógica dos jogos de browser em plena quinta década da internet, focando dessa vez em um público mais adulto e adepto à nostalgia — como por exemplo que já não é mais proibido temáticas/menção LGBT no site.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.