Sobre Fábulas
Como eu gosto de fábulas! Desde sempre! Me lembro como eu gostava de ler quando criança as Fábulas de Esopo, que traziam através de história de animais (com comportamentos muito humanos, por sinal) valiosas lições. Paola Giometti consegue nos transportar novamente para esse mundo fantástico das fábulas com a série Fábulas da Terra, quem tem como primeiro volume O Destino do Lobo (Andross Editora, 2016).
A Lenda de Kushi
Um garoto ouve de seu bisavô a história da loba Kushi, alfa de sua alcateia, que consegue ver uma mensagem trazida pela Aurora Boreal, uma visão de um futuro terrível ao qual os lobos estavam destinados. Com isso, ela e a alcateia saem em uma jornada para descobrir o que podem fazer a respeito disso. Teriam eles condições de mudar esse destino? Ou essa visão foi lhes dada apenas para se prepararem para o inevitável? São algumas das perguntas que você fará ao mergulhar nessa aventura.
Personalidades fortes pra cachorro!
Cada personagem da história tem características muito marcantes e certamente você se identificará com algum deles! Essas personalidades tem uma razão de ser: Cada lobo da história foi inspirado em um cachorro real, já que a autora é apaixonada por animais! Há na história um lobo chamado Dingo, que me cativou desde o primeiro momento em que aparece! Ele é atrapalhado, meio anti-social, mas, há uma história muito bonita por trás de tudo isso que certamente te emocionará.
Moral da história?
Assim como nas fábulas que lemos quando criança, essa história vem recheada de lições para a vida, mas, não de maneira forçada, de forma alguma. A autora faz isso de maneira natural, beirando o subliminar. Por exemplo, há uma cena em que ela fala sobre o modo que os lobos encaram o momento da refeição. Ao ler, você perceberá que é uma lição sobre respeito, e mais do que isso, ao fazer a sua próxima refeição, é bem provável que esse trecho do livro venha à sua mente e que você nunca mais encare essa simples atividade da mesma forma.
Então é isso…
Como já dito, amava as Fábulas de Esopo quando criança. Já crescido, li O Livro da Selva de Rudyard Kipling! (Você sabe, o Mogli da Disney… Mas, mesmo sendo um lindo clássico, leia a obra original! Vale a pena!) Eu posso te dizer que se passaram muitos anos até que eu lesse um livro com animais que conseguisse me fascinar dessa forma. Além de muita aventura, várias surpresas no caminho, e uma alcateia com lobos carismáticos, totalmente diferentes uns dos outros, mas, que juntos lutam pelo bem comum (mais uma lição pra aprendermos com eles), o livro tem também ilustrações da autora! Só pra constar:
“Estava claro que, na natureza, nada acontecia por acaso.” (O Destino do Lobo)
E eu digo, não mesmo. Inclusive não por acaso já estou com o segundo livro da série, O Código das Águias (Andross Editora, 2016), e enquanto você lê esse meu texto, eu devo estar lendo essa nova fábula!
Muito obrigada, adorei. 😀