Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

O encontro de Rita Lee e Gilberto Gil Está Disponível nas plataformas digitais

Imagem: Divulgação

A Universal Music apresenta nas plataformas digitais o clássico álbum “Refestança”, que marca o primeiro encontro discográfico entre Rita Lee e Gilberto Gil

Já em 1977, Rita Lee e seu compadre Gilberto Gil fizeram o show “Refestança”, que passou por várias capitais brasileiras e resultou em um LP gravado ao vivo. Gil já havia lançado os discos “Refazenda“, em 1975, e “Refavela“, no início de 1977, e definiu assim o novo trabalho com a paulistana: “Refestança é um lugar. Em que se cantando dá. Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira“. Naqueles tempos nebulosos, o negócio era dançar (e cantar) pra não dançar.

O repertório traz “Refestança”, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um deles e de outros artistas, mais o presente de Rita para Gil, a canção “Jiló”. A bela interpretação de Gil para “Ovelha Negra”, e a explosiva versão de Rita para “Back in Bahia” são pontos altos do álbum. Além da faixa-título, eles também cantam juntos “Odara” (Caetano Veloso), “Domingo no Parque” (revivendo a histórica parceria surgida no III Festival da Record, em 1967) e “É Proibido Fumar” (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos), ótima sacada dos compadres que haviam tido problemas com a polícia no ano anterior por porte de maconha. Gil e Rita ainda apresentam “De Leve”, versão de “Get Back” (Lennon/ McCartney), que viria a ser gravada por Lulu Santos no seu álbum de estreia, em 1982.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Curiosamente, duas canções de “Refestança“, “Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos/ Anastácia), que aparecera no lado B do compacto lançado por Gil em 1973, e “Arrombou a Festa” (Rita Lee/ Paulo Coelho), que fora incluída no lado A do compacto lançado por Rita & Tutti Frutti em 1976, não fazem parte dos LPs de estúdio dos respectivos artistas.

Produzido por Guto Graça Mello, “Refestança” também eternizou o encontro das superbandas de Gilberto Gil, a Refavela – formada por Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Djalma Correia (percussão), Cidinho Teixeira (teclados), Carlos Alberto Charlegre (bateria) e Lúcia Turnbull (vocal) – e de Rita Lee, a Tutti Frutti – que era composta por Luís Sérgio Carlini (guitarra), Roberto de Carvalho (teclados), Lee Marcucci (baixo), Sérgio Della Monica (bateria), Wilson Pinto de Oliveira (vocal), e Naila ‘Scorpio’ Mello (percussão). Registro da festiva reunião dos geniais artistas, “Refestança” ganha agora o formato digital.

Ouça o álbum aqui:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Advertisement