Ontem, no dia 7 de fevereiro, o diretor Francis Ford Coppola divulgou em seu Instagram a primeira imagem oficial do seu novo projeto audiovisual “Megalopolis”. O filme que toma como cenário uma cidade futurista está cercado de polêmicas envolvendo um set de filmagem caótico. Além de um roteiro com mais de 40 anos de existência, e um orçamento absurdo. Como não ficar empolgado com um longa-metragem que promete ser tão grandioso quanto “Apocalipse Now”?

O roteiro do longa foi escrito na década de 80 por Coppola, como um projeto Pessoal. Desde então, relatos quanto a produção do filme correm a solta. Na década de 90, uniu-se a Jim Steranko, criando “panoramas arquitetônicos” para idealizar imagens nítidas para a produção. O filme conta a história de um arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador, um épico ambientado nos tempos modernos. O roteirista enxerga a história como um épico romano no estilo Ben-Hur, mas contado na modernidade dos Estados Unidos. Baseado na Conspiração Catilinária, que vem da Roma antiga, ele mostra uma sociedade utópica como uma Nova York moderna tentando se reconstruir depois de um desastre.
Sabendo da magnitude de sua ideia, Coppola buscou arrecadar dinheiro de forma pessoal para investir na produção de “Megalopolis“. Durante a exibição de 50 anos de “O Poderoso Chefão”, o idealizador revela o motivo de abrir os bolsos sem hesitação. “Existe uma ideia geral de como um filme deve ser, e isso vai contra a corrente caso você tenha uma outra ideia. As pessoas podem ser muito intolerantes quanto a isso, mas as vezes a nova ideia representa o que virá no futuro. Isso merece ser considerado”.
Após mais de 40 anos engavetado, o projeto arquitetônico toma forma!
Com o dinheiro arrecadado através de seus outros trabalhos como diretor e das vendas de sua vinícola na Califórnia, Coppola da início a produção do longa-metragem com o orçamento inicial de 120 milhões de dólares. Compondo o elenco, temos Adam Driver, Forest Whitaker, Nathalie Emmanuel, Jon Voight, Laurence Fishburne, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jason Schwartzman, Grace VanderWaal, Kathryn Hunter, Talia Shire, Dustin Hoffman, D. B. Sweeney e Giancarlo Esposito.

As filmagens começaram a ser rodadas no final de 2022. A partir de então, muitos relatos vindos do set foram revelados, como a saída de integrantes importantes para a equipe. Entre eles o diretor de arte David Scott e o supervisor de efeitos especiais Mark Russell. Adam Driver e o próprio Francis Ford Coppola foram atrás de desmentir essas informações, relatando que o filme estava dentro do orçamento e do cronograma, apesar da pequena rotatividade dentro da equipe.
Tendo em mente o quão minucioso é o trabalho do diretor e roteirista, a rotatividade dentro da equipe é questionável. Mas nós já sabemos que esse sintoma é sinal da chegada de mais um grande épico do cinema. Mesmo sem detalhes cruciais da trama, ter em mente o esforço do diretor e o investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro, faz dessa uma das grandes apostas do cinema em 2024. Mesmo que ainda não tenha nem mesmo uma distribuidora definida para o projeto, aguardamos ansiosamente a sua estreia!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
One Comment