Na quarta-feira passada, dia 12 de outubro, para muitos era apenas um feriado, mas para quem estava no RioMarket, era a última chance de aproveitar os mais diversos eventos do ramo audiovisual, com um dia dedicado ao universo fashion e musical entrelaçados oa mercado em suas multiplataformas visuais.
Começando esse último dia, na Sala 3 aconteceu o Master Class de Trilha Sonora, com Vivian Aguiar-Buff, CCO da empresa 1M1 Arte, e logo em seguida o Painel “A Relação Entre o Cinema e o Mercado Musical”, onde os presentes puderam conhecer e esclarecer suas dúvidas com relação a necessidade de ambos os mercados, como licenciamento, sincronização, execução pública e outros, mediado pelo advogado Luiz Augusto Buff, com a participação de Paulo Rosa, da ABPD e Ricardo Mello, da Abramus.
Na Sala 2, a parte da manhã foi exclusivamente do Rioseminars trazendo como tema “Branding e Narração em Múltiplas Plataformas: Como desenvolver um plano de fortalecimento de marca, licenciamento de produtos e criação de estrutura corporativa e financeira em todas as mídias”, ministrado por William Nix, da empresa Creative Projects Group, e Nancy Cushing-Jones, da Broadthink.
Eles trouxeram uma questão recorrente e atual, esclarecendo possíveis caminhos de monetizar determinados produtos através do audiovisual, pela crescente demanda das plataformas digitais. Questões contratuais, estrutura empresarial, financiamento de todas as partes das transações durante a criação de uma nova empresa de mídia, além de exemplificações da transformação de uma mídia original, como os livros, para ser transformado em seriado e/ou, posteriormente, cinema.
Já na Sala 1, Eloisa Salomão foi responsável pela mediação do Painel “Fashion Film: O Crescimento do Gênero e Os Novos Caminhos Proporcionados Pela Era Digital”, como o diretor e produtor Doug Clayton. Ele falou de como as marcas estão investindo no audiovisual para sua autopromoção, nas mais diversas plataformas, para alcançar seu público. Ainda entrou no mérito mercadológico uma vez que as marcas estrangeiras conseguem enxergar essa mudança comportamental no consumo de conteúdo e investir nesse tipo de divulgação, enquanto a maioria das marcas nacionais possuem receito de tal plano de investimento.
Depois de um bom diálogo e a exibição de diversos Fashion Films que realizou, ele apresentou um em especial, ainda não exibido em nenhuma plataforma digital, que participou do Internacional Fashion Film Festival Awards, em L.A., concorrendo a cinco categorias no qual ganhou Melhor Mixagem de Som.
Logo na sequência, foi a vez de Aleida Cardoso, Gloria Coelho e Labibe Simão apresentarem o Painel “Figurino: Como Criar Um Personagem?”, discutindo e dialogando com o público, estratégias e práticas utilizadas no mercado para representar a história e a personalidade de um personagem de acordo com seu estilo, suas roupas e acessórios.
Depois de tantos acontecimentos é a hora de dar uma pausa para o almoço, que você poderia comer ali mesmo, no restaurante dentro da casa, a um preço relativamente acessível e all inclusive. Mas nada de soneca depois de comer, afinal era para aproveitar o restinho do que ainda estava por vir.
Voltando as atividades na Sala 3, chegou a hora de fazer uma imersão condensada, de quatro horas, no Master Class de Atuação do Studio4, ministrado pelo ator, produtor e roteirista, Lak Rana, e pelo professor universitário e mestre do Studio4, Matthew Snyder. Nele, os participantes foram introduzidos ao método Meisner de atuação e alguns deles foram escolhidos para serem avaliados, antes e depois das instruções dadas, por Lak e Matthew. Esse era Master Class que nenhum ator/atriz queria perder.
Pulando para a Sala 2, na parte da tarde aconteceram três seminários em sequência: O primeiro foi “A Transição de Publicitários Para o Cinema”, com João Daniel Tikhomiroff e Afonso Poyart, mediado por Adilson Xavier, o Diretor Executivo da Zola Filmes. O segundo foi “Branded Content: Oportunidades Para a Cadeia Produtiva”, que foi subdivido em dois debates – “Oportunidades, Direcionamento e Parcerias Com os Canais” e Gestão Estratégica Necessária Para Atender o Mercado”. Enquanto o último foi “The Digital Publisher Mindset: Transformando Marcas e Veículos em Publishers Digitais de Sucesso”, ministrado por Cyrille Reboul, CEO e fundador da Webedia Brasil.
Indo para a Sala 1, ultima e não menos importante, foi lá que aconteceram os Painéis “Audiovisual: O Novo Instrumento Da Moda Para Divulgação De Marcas”, com Eloisa Simão e Iesa Rodrigues, e “Figurino na Tv Globo: Haja Coração e Além do Tempo”, com Alessandra Barrios e Nathalia Duran, moderado por Aleida Cardoso.
Ao longo dos oito dias de RioMarket, as mais diversas pessoas passaram por ali, seja para a rodada de negócios ou para uma das mais de 70 atividades, sendo 9 Workshops, 8 Master Classes, 15 Debates, 30 Seminários e 14 Painéis, realizadas nas três salas lotadas. Com o fim do evento, só nos resta agradecer a todos que trabalharam diariamente, seja na pré, pro e/ou pós-produção do RioMarket, para sua realização e aguardar pelo próximo ano, que esperamos ser tão bom quanto foi esse. O nosso muito obrigado e até mais.
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