Filmes de terror foram protagonistas na indústria do cinema em 2025
Para quem ama filmes de terror, o ano de 2025 vai deixar saudades. Fazia tempo que não tínhamos tantos lançamentos bons em subgêneros diferentes, que marcaram encerramentos e retornos de franquias de sucesso, além de novas histórias que conquistaram público e crítica. Mas também tivemos algumas decepções. Confira a seguir a lista com os cinco melhores filmes de terror e uma decepção.
5. A Invocação do Mal 4: O Último Ritual

A saga do casal Ed e Lorraine Warren nos cinemas chegou ao fim em 2025. Assim como os investigadores paranormais da vida real, cada filme retrata um caso em que trabalharam. Neste quarto e último filme, é abordada a possessão da casa da família Smurl por quatro espíritos, ocorrido em 1986. O trabalho de interpretação do casal vivido por Patrick Wilson e Vera Farmiga segue sendo o ponto alto do filme.
4. Premonição 6

A franquia fez um excelente retorno aos cinemas. Na trama, Stefanie (Kaitlyn Santa Juana) tem pesadelos recorrentes com uma tragédia sangrenta ocorrida em um restaurante, nos anos 1960. Ela então investiga seu passado familiar em busca de respostas, o que a leva a sua avó Iris (Brec Bassinger/Gabrielle Rose), sobrevivente da tragédia que ajudou a salvar algumas pessoas naquele dia. O filme de Zach Lipovsky e Adam B. Stein tem uma das melhores sequências de cena do ano e marca a despedida do agente funerário William Bludworth, interpretado por Tony Todd, que faleceu em 2024.
3. Faça Ela Voltar

Este filme é a prova de que um filme de terror pode tratar de temas complexos, como o luto e a perda de um filho. Na história, os irmãos Andy (Billy Barratt) e Piper (Sora Wong) passam a viver sob a guarda da excêntrica Laura (Sally Hawkins), após a morte do pai. Não demora muito para Andy desconfiar do comportamento de Laura, principalmente após conhecerem Ollie (Jonah Wren Phillips), outra criança sob a guarda da mulher, que perdeu sua filha biológica. O filme é cru, gráfico e com uma narrativa que prende o espectador ao mesmo tempo em que causa aflição e repulsa.
2. A Hora do Mal

Se em “Faça Ela Voltar” o tema explorado é o luto, “A Hora do Mal” explora vários temas de relevância social, com foco na necessidade humana de encontrar um culpado para suas tragédias, mesmo que seja preciso fabricar um. O filme acompanha o sumiço misterioso de 17 crianças de uma mesma turma, e não demora muito para a cidade inteira culpar a professora Gandy (Julia Garner), que tem um histórico de alcoolismo e atitudes inadequadas. Ao ser afastada do trabalho, ela inicia sua busca pelo real responsável pelo sumiço.
1. Pecadores

O filme é considerado um dos melhores do ano. Michael B. Jordan vive os gêmeos Stack e Smoke, que retornam à cidade natal, no Delta do Mississipi, para recomeçar. Mas ao iniciarem as atividades de um bar, precisam enfrentar forças sobrenaturais. Ryan Coogler reuniu um grande elenco numa construção estética que une terror, misticismo e elementos musicais para falar do racismo enfrentado pelos negros nos Estados Unidos, na primeira metade do século XX. Uma obra prima que certamente estará na próxima temporada de premiações.
Decepção: GOAT

Quando o trailer de “GOAT” foi divulgado, a expectativa era grande. No longa produzido por Jordan Peele, parecia que teríamos um filme competente, com uma estética futurista, a julgar pela fotografia do clipe. Mas a história do promissor jogador de futebol americano Cameron Cade (Tyriq Withers), que busca a controversa mentoria do veterano quarterback Isaiah White (Marlon Wayans) para superar uma lesão, se mostrou confusa e sem propósito. O desfecho final pode ser rapidamente antecipado pelo espectador em um filme que não decide se estamos diante de uma seita, de um falso coach ou de uma organização criminosa. Foram muitas ideias mal executadas. Uma pena.
O ano de 2025 provou que os filmes de terror de hoje são mais que sustos e mortes. São carregados de intenção e propósito. E será que teremos um 2026 tão bom quanto? Deixe um comentário.
Imagem: Divulgação/Warner Bros.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sem comentários! Seja o primeiro.