“Paisagens da alma”, livro que celebra oitenta anos de Rubem Alves
Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, Minas Gerais.como profissional foi psicanalista, teólogo, educador e escritor em comemoração aos oitenta anos do autor foi publicado um livro com frases que escreveu com o passar dos anos com temas diferentes chamado: “Paisagens da alma“
As paisagens descritas são questões existênciais que são temas universais: amor, tolerância, coragem e amizade.Rubem Alves também foi educador ,considerado um dos mais importantes pedagogos do Brasil. Ele possuía em suas obras um olhar sensível sobre a educação, as crianças e os animais. Rubem era apaixonado por ipês.
No livro paisagens da alma o autor ressaltou a importância do tempo para a aprendizagem: ” A educação é incompatível com a pressa . O tempo da alma é vagaroso”. Somos todos aprendizes como mentes inquietantes e como espíritos que vivem para a eternidade. O teólogo foi um dos fundadores da teologia da libertação. Defendia a causa dos excluídos.
O autor discorria sobre a importância da esperança ” Quem é possuído pela esperança fica grávido de futuros”. O ser humano que não cultiva na paisagem interior a esperança não vislumbrar a beleza do futuro. A escola teria a importância de ensinar as crianças o jogo simbólico, ou seja, brincar com pensamentos.
O livro retrata em linguagem poética e profunda a beleza da vida a partir da completude e da beleza da interação entre o homem, Deus e a natureza.
” No paraíso não havia templos porque Deus mora no Jardim,no paraíso ninguém rezava porque a beleza era uma oração “
O livro de Rubem Alves apresenta um olhar poético sobre a vida para todos que aprenderam a apreciar as paisagens da alma.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.