A novela das 9 do folhetim da Globo estreou em outubro e tinha a difícil missão de substituir “A Força do Querer”, novela de Gloria Perez que fez com que o brasileiro voltasse a acompanhar novelas fervorosamente e ainda comentasse sobre isso o dia inteiro. Depois de Bibi Perigosa, as pessoas acharam que não viria uma novela tão relevante quanto a anterior, mas Walcyr Carrasco sempre surpreende e presenteou o publico com uma trama muito boa.
Inspirada num livro
Não é a primeira novela a ter sua trama principal inspirada num livro e o próprio autor já fez isso antes com a novela das 6 “O Cravo e a Rosa”, exibida em 2000 que teve o livro “A Megera Indomada” de William Shakespeare como principal fonte. O outro lado do paraíso tem um clássico da literatura estrangeira como influenciador: “O Conde de Monte Cristo”. No conto, Dantes é enganado pelo próprio amigo e pessoas importantes e fica anos preso. Na prisão ele faz amizade com um senhor que o ensina tudo da alta sociedade, etiqueta, duelar com espada, ler e escrever, entre outros. Ele consegue fugir fingindo ter morrido no lugar de seu amigo, acha um tesouro, contrata um fiel empregado e começa seu plano de vingança contra todos que o colocaram na cadeia. Com a mocinha Clara (Binca Bin) não foi tão diferente, só que ela ficou num sanatório e foi colocada lá principalmente pela ex-sogra.
Cenas fortes
Desde os primeiros capítulos o público assiste a alguma cenas consideradas fortes. Clara conhece Gael (Sérgio Guizé) na sua cidadezinha e em pouco tempo eles se casam, mas o marido já se mostrava possessivo, ciumento e agressivo desde o começo. Na festa de casamento ele fez um escândalo por causa da proximidade da esposa com o amigo e médico Renato (Rafael Cardoso) e com raiva agrediu e estuprou Clara na lua de mel. Além dessa cena, em outras vezes Gael espancou Clara e a realidade das filmagens chocou os telespectadores. No outro núcleo estava Raquel (Érika Janusa), amiga de Clara e empregada de uma família rica. Sua patroa não perdia a oportunidade de humilhá-la e suas palavras doíam muito. Mas tudo isso tinha um motivo, Nádia (Eliana Jardini) é racista e não se conformava com o fato de que Raquel fosse boa no que fazia, agradasse toda a família e ainda tivesse um romance com seu filho mais velho. Mesmo não sendo cenas de morte e agressão, o impacto também foi grande pelo que foi dito, o racismo escrachado e real que não foi amenizado pelo autor.
Movida por vingança
Existem duas formas que as pessoas costumam definir a vingança: “um prato que se come frio” ou “que nunca é plena, mata a alma e envenena”. A primeira é a mais lembrada por aqueles que acham que se vingar é a solução para muitos problemas, mas os adeptos do perdão e da boa vizinhança preferem a segunda frase. A novela tem na trama principal a sede de vingança de Clara contra todos que ajudaram sua ex-sogra Sophia (Marieta Severo) a colocá-la num sanatório durante 10 anos longe do filho, só para conseguir explorar a terra da mocinha que possui esmeraldas. Primeiro Clara ficou rica, depois fez um retorno triunfal numa festa da alta sociedade após acharem que ela estava morta, e aos poucos ele tem derrubado cada aliado de Sophia. O povo gosta de enredos vingativos, porque são muitos aqueles que se imaginam fazendo o mesmo, principalmente hoje em dia com tantos crimes brutos e corruptos aparecendo cada vez mais no país.
Elenco de primeira
A novela possui muitos atores novos que ainda são pouco conhecidos dos público noveleiro, mas tem muita gente que faz um grande sucesso, agrada, atua bem e fazem parte do leque de grande atores da televisão brasileira. Começamos por Marieta Severo, a principal vilã da trama, e fechando o time de vilões temos também atuando Juca de Oliveira, Eliane Jardini e Luís Melo. Os maiores nomes são Glória Pires, Lima Duarte, Fernanda Montenegro e Laura Cardoso. Entre os mais jovens temos Thiago Fragoso, Bianca Bin, Grazi Massafera, Sérgio Guizé, Érika Janusa e Rafael Cardoso. Além da maravilhosa participação especial de Nathália Timberg.
Tudo bem que a novela deve estar mais para o fim do que para o começo, mas a cada capítulo um novo ápice é colocado em jogo. Muitos segredos ainda não foram desvendados, muitas histórias estão sendo contadas, e principalmente, a vingança de Clara ainda não acabou. Além disso tudo, os outros núcleos também trazem assuntos importantes para a sociedade que precisam ser debatidos, como a homossexualidade, a pedofilia, a corrupção jurídica, o racismo, o preconceito social, o nanismo, entre outros. Então se você ainda não acompanha a trama, ainda dá tempo! Afinal, pelo menos 3 motivos você já tem para ficar grudadinho na TV de segunda à sexta no horário das nove da noite, ou então assista pelo Globo Play no melhor horário.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.