Após um período tão conturbado para todos, como o pico pandêmico, a psicóloga Milene Rosenthal, uma das fundadoras de Telavita, separou cinco recomendações pessoais de livros sobre saúde mental que ajudam a lidar com essas questões (mais que nunca) tão importantes.
Mentes Ansiosas, de Ana Beatriz Barbosa Silva
A psiquiatra e best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.
Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós, de Lori Gottlieb
De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes.
Atenção Plena, de Mark Williams
Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, a atenção plena (ou mindfulness) ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.
Mais do que uma técnica de meditação, este método é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações.
Permissão para sentir, de Marc Brackett
Quando criança, Marc Brackett era um menino assustado, tímido e tomado por uma raiva silenciosa. Tudo mudou quando um tio foi capaz de reconhecer seu sofrimento e perguntar: O que você está sentindo?
Com essa simples pergunta, pela primeira vez, o pequeno Marc compreendeu que não era “errado” se sentir daquele jeito.
Nas décadas seguintes, ele se dedicou a investigar as raízes do bem-estar emocional e, a partir daí, criou um sistema para nos ajudar a reconhecer, compreender, rotular, expressar e regular nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas.
Aplicado em milhares de escolas nos Estados Unidos, esse sistema é uma abordagem de alto impacto e efeito rápido, comprovadamente eficaz para reduzir o estresse e a sensação de esgotamento, melhorar o desempenho acadêmico e profissional e promover a saúde mental de adultos e crianças.
Combinando pesquisas científicas e relatos pessoais, este livro mostra como aplicar o método para que você se permita sentir sem se tornar prisioneiro das suas emoções.
A linguagem das emoções, de Paul Ekman
O consultor da série Lie to me revela a linguagem por trás de cada expressão facial… O controle das nossas emoções não é algo que aprendemos rapidamente. Para a maioria é um conhecimento pessoal que se adquire com a maturidade. Mas e se pudéssemos antecipar esse aprendizado sobre nós mesmos? E se, melhor ainda, aprendêssemos a identificar esses sinais nos outros? Não se trata simplesmente de descobrir se alguém mente ou fala a verdade, mas de entender se alguém omite, está triste ou agiu por impulso, medo, excitação, inveja, orgulho ferido ou maldade. Esses simples exemplos mostram as grandes possibilidades desse livro: cada um pode entender melhor as pessoas ao seu redor e cercar-se apenas daquelas que nunca poderiam lhe fazer mal. Mas as possibilidades de uso são infinitas…
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.