Com proposta de oferecer serviço de streaming para leitura a qualquer momento, app Livroh é também gratuito para clientes Tim e outros serviços parceiros. Separamos uma lista de favoritos pessoais — até voltada para os clássicos — mas com perfil de cativar largas audiências — de livros de graça para conhecer por ele.
Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Não tem como começar essa lista sem um favorito pessoal. Madame Bovary é o clássico dos clássicos: inspirou Machado de Assis, é o pai do romance moderno, além de uma ironia ácida e melancólica com descobertas novas possibilitadas a cada leitura desse monumento da literatura.
Sinopse: Emma é uma jovem deslumbrada que cresceu estragada pelos romances que lia. Sonhando com romances ardentes, vidas de aventura e emoção sem fim, Emma casa com um homem medíocre e acomodado e se vê presa a uma vida provinciana no interior da França oitocentista. Emma não está disposta a aceitar sua condição, mas sua rebeldia há de lhe custar caro.
Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana
Publicado em 1964, “Nós matamos o cão tinhoso!” é na verdade uma coleção de contos na Moçambique colonial, cada um por uma perspectiva social, mas sempre atravessados pela violência de classe, gênero, linguística, etc., sendo que o livro recebe o nome do homônimo primeiro conto. Não podemos pensar em literaturas lusófonas hoje em dia sem a contribuição do olhar atento de Honwana. A edição que o Livroh traz contém também um conto extra, publicado posteriormente.
Sinopse (conto um): Quando influenciados por um veterinário a matar um cão velho e adoentado, um grupo de meninos parte numa “excursão” para matar o “cão tinhoso”, com requintes de crueldade. Narrado pela perspectiva de Ginho, o garoto se vê por pressão tendo que conduzir o ritual de tortura contra o animal — o qual mudará a vida de todos ali para sempre.
Os moedeiros falsos, de André Gide
Queridinho dos professores de literatura francesa, esse é um livro que tem todo seu processo de escrita muito bem documentado. Recebido com certo escândalo na época pelas temáticas envolvendo a homo/bissexualidade de alguns de seus personagens, Os moedeiros falsos é uma trama complexa que usa da estética cubista para explorar a densidade das relações humanas.
Sinopse (se é que possível!): Bernard é um típico protagonista de romance francês; ou quase isso: jovem, insubmisso e determinado, quando descobre que sua vida toda foi uma mentira e o pai que cria ser biológico na verdade é adotivo, abandona sua condição social e família para viver, mesmo que na pauperidade, a vida que acha correta.
Algo sinistro vem por aí, de Ray Bradbury
Do autor mais conhecido por Fahrenheit 451, Ray Bradbury tem esse filho menos conhecido, mas não menos genial, clássico da dark fantasy. “Algo sinistro vem por aí” é inspiração assumida por outros mestres do gênero, como Neil Gaiman e Stephen King.
Sinopse: Algo de sinistro paira no ar quando Jim e Will veem a chegada fora de época de um parque de diversões à pequena Green Town, comandado pelo soturno Senhor Dark. Juntos, os amigos terão que lutar contra as forças sombrias que tentarão consumir a vida dos habitantes da cidadezinha, para sempre roubando suas inocências.
O menino do engenho (audiolivro), de José Lins do Rego
Outro livro fundamental da literatura nacional, dentro do modernismo regionalista, essa é a nossa recomendação da lista para audiolivro do catálogo, embora existam outras em diferentes gêneros e categorias.
Sinopse: A trama acompanha a infância pelas memórias de Carlinhos, um garoto que cresceu fascinado pelo universo dos engenhos onde cresceu. Desde a exploração desse universo pelos olhos de criança até a perda precoce da ingenuidade, José Lins do Rego explora a vida e as contradições dessa sociedade pretensamente pós-escravista.
The Black Cat, de Edgar Allan Poe
Outra unanimidade, Edgar Allan Poe é o pai do conto moderno. Selecionamos essa edição por tanto ser um conto clássico, e relativamente longo, para se apresentar sua obra, quanto porque ela está disponível em três idiomas: português (O gato negro), inglês e espanhol — uma boa pedida para arregaçar as mangas e praticar outra língua.
Sinopse: No conto, acompanhamos o apodrecimento físico e mental de um dono de um gato preto que, conforme consumido pelos vícios, se torna violento e paranoico, direcionando suas ansiedades ao animal de estimação. A linha entre o que é real e imaginação não estarão claras, e o leitor torna-se cúmplice da insanidade do narrador em primeira pessoa.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.