“Remember, remember, the fifth of november” com certeza se você passou pelas redes sociais nesse sábado, em algum momento esbarrou com essa frase ou com sua versão em português “lembrai, lembrai do cindo de novembro”. Se você não assistiu ao filme V de vingança, nem leu os quadrinhos, vamos desvendar agora um pouco da vida de Guy Fawkes, o nome por trás da máscara.
A data remete à Conspiração da pólvora, nesse dia houve uma tentativa de assassinato contra o rei Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra. O plano era explodir a câmara de Londres durante a cerimônia de abertura do parlamento 5 de novembro de 1605. Assim daria início a uma revolução popular.
O um grupo provinciano de católicos ingleses liderados por Robert Catesby. Seus colaboradores foram John Wright, Thomas Wintour, Thomas Percy, Guy Fawkes, Robert Keyes, Thomas Bates, Robert Wintour, Christopher Wright, John Grant, Ambrose Rookwood, Sir Everard Digby e Francis Tresham. O encarregado pelos explosivos era Fawkes, pois tinha experiência militar.
O plano dos revolucionários foi frustrado por uma carta anônima enviada no dia 26 de outubro. Fawkes foi descoberto guardando 36 barris de pólvora. A maioria dos conspiradores fugiu de Londres ao descobrirem sobre a revelação da conspiração, tentando encontrar apoio pelo caminho. Vários enfrentaram o Xerife; no confronto que se seguiu, Catesby foi um dos mortos. Oito dos sobreviventes, incluindo Fawkes, foram julgados em 27 de janeiro de 1606 e condenados a enforcamento, afogamento e esquartejamento. Guy fawkes, acabou suicidando, pulando do cadafalso da sua forca para evitar sua pena mais severa.
Apesar de não ser o único conspirador envolvido no plano, Guy Fawkes é o mais reconhecido e lembrado hoje em dia, e se popularizou com a máscara que aparece no filme V de Vingança lançado em 2006. No dia 5 de novembro os ingleses queimam os “guys”, bonecos que imitam Fawkes. Semelhante aos nossos bonecos de Judas, os “guys” podem ser também figuras públicas ou políticos que não são tão amados pela população.
Hoje, Fawkes é um símbolo. Sua máscara está sempre no meio das manifestações atuais. A máscara é barata e facilmente encontrada. Virou o rosto do Anonimous, do Occupy Wall Street e outros movimentos. Guy Fawkes virou bandeira, um ícone revolucionário, mesmo que tenha demorado 400 anos para isso.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.