Repasso aqui um pouco como foi a experiência no primeiro dia do Rock in Rio 2022
O maior termômetro para saber se um evento deu ou não certo é a satisfação do público. Assim, eu, como um dos milhares que foram ao Rock in Rio 2022 na plateia, dedico esse texto para contar um pouco sobre a experiência e também para trazer algumas informações úteis sobre o festival.
A chegada ao evento
Como morador estado do Rio de Janeiro e cria da Baixada, já possuía em mente o trajeto para o festival e não precisei utilizar o transporte especial para a Cidade do Rock. Assim, para aqueles que possuem costume de pegar o BRT, ainda é possível utilizá-los para o festival – basta chegar antes das 14 horas. A minha opção foi a de descer na estação Rio 2 que fica cerca de 10 minutos de caminhada da entrada do festival.
Mesmo chegando com uma hora de antecedência já haviam filas, ainda pequenas, formadas para entrar no evento. A revista estava lenta e com pouca equipe de início, algo que fez a entrada levar meia hora e consequentemente houve um aumento gigante nas filas. Elas já eram quilométricas para aqueles que chegavam pouco minutos antes da abertura dos portões.
Então, se possível, sigam as seguintes dicas para melhorar a sua experiência no Rock in Rio 2022: levem água; usem roupas confortáveis; e cheguem cedo!
A entrada do festival
Como meu ingresso não faz parte do Rock in Rio Club (assim como o da maioria das pessoas), quando entrei a Cidade do Rock já tinha uma quantidade considerável de pessoas. Para observação, quem paga o clube entra 1 hora antes do público geral.
Não sou marinheiro de primeira viagem, e já sei o quão grande é o espaço do evento, então não perdi tempo na entrada tirando foto com o letreiro. Minha opção, junto ao meu namorado, foi ir direto agendar horários nos brinquedos.
Para minha surpresa, a tirolesa esgotou as 14h15m e não consegui vaga. Mas, consegui agendar horário na roda-gigante (com uma pequena fila) e no Mega-Drop de forma rápida. A montanha-russa não estava funcionando com agendamento e mesmo sendo duas, encarei 30 minutos de uma fila que havia dobrado de tamanho quando eu estava saindo do brinquedo. O Discovey, uma nova atração da Americanas, não estava funcionando de início, mas logo o problema foi corrigido e as filas estavam muito rápidas. Algo interessante para ressaltar é que para agendar essa atração, pode ser utilizado o aplicativo da Americanas – bem como o estande da loja dentro do evento.
No final, às 16h30 eu estava saindo do ultimo dos brinquedos agendado e, a noite fui no Discovery sem filas.
Leia mais: Rock In Rio 2022 – Aprenda A Agendar Horário Nos Brinquedos
Os brindes e estandes
Existem muitas opções de brindes no Rock in Rio. Alguns carecem de filas grandes e demoradas e não valem a pena. Mas outros são muito bacanas e, mesmo com filas, compensam. Há a sorte também de encontrar alguém no caminho oferecendo brindes. Assim, fui parado pela galera do Kit Kat com porta copos. Enquanto o Tik Tok distribuiu bonés sombreiros muito estilosos no meio da galera. A Natura, por sua vez, oferecia amostras grátis e protetor solar. Já a Coca-Cola trouxe um espaço super estiloso, com DJ’s e refrigerante grátis.
Ainda, visitei o estande da Doritos que traz um Escape Room que possibilita a disputa entre duas equipes. No mesmo, ganhei uma Selfie Ring Light e Doritos. Logo ao lado tinha a Americanas que oferecia vouchers, prêmios em pontuação que equivalem descontos no app e também caixinhas de som que você poderia ganhar no jogo de realidade virtual. O mais legal da Americanas é que o espaço é próximo ao Palco Mundo e traz locais para sentar, relaxar e carregar os celulares.
Próximo da entrada da área vip, o estande da Olla trazia prêmios também, mas não cheguei a encarar a fila. Minha preferência foi pelo IFood, que fica logo ao lado e que, entre os prêmio, você pode levar até um par entradas para área VIP. Além disso, também há vouchers e outros brindes. Eu ganhei meias estilosas (não que eu fique feliz com isso).
Outras ativações como a da Movida, Gerdau e Tik Tok também trazem brindes em seus estandes, mas não consegui ir em todos ou quando consegui não ganhei.
Vale lembrar que nos brinquedos do Itaú (Carrossel e Roda-Gigante) é possível ganhar um dos famigerados copos que a empresa criou para o evento.
Lugares instagramáveis
O Rock in Rio possui muitos locais para fotos. E, após ficar livre dos brinquedos aproveitei para registrar algumas.
Algo para pensar é a luz. E a melhor luz é, com certeza, a do fim de tarde. Então, aproveite esse time para voltar a entrada e tirar foto com o letreiro, ou no chafariz com o Globo do RiR. Outro local legal para fotografar é a Rota 85, lá são várias opções, do tênis cheio de lama ao carrossel. E a Rock Street é outro ponto que está muito bonito esse ano, e, em certas posições, você consegue pegar roda-gigante, Palco Sunset e e Palco Mundo ao fundo.
Uma opção ótima também é fotografar na Roda-Gigante. Além do visual, dependendo da posição do sol, a luz fica perfeita para as fotos.
Vale também ressaltar que alguns estandes (Como, por exemplo, a Colgate) fazem vídeos curtos e você pode baixar arquivo diretamente para o celular. E para o meu gosto, o estande mais instagramável é o dos Gêmeos que fica próximo das arenas. As projeções proporcionam fotos únicas.
Em frente a Gameplay Arena, o Ifood oferece outra ativação para quem quiser jogar Free Fire.
Comidas, bebidas e banheiros
Apesar de algumas matérias estarem falando sobre filas gigantes nos bebedouros, a minha percepção foi totalmente diferente. O que ocorre é que existem bebedouros e banheiros espalhados, mas o público opta por não andar um pouquinho a mais e ir nos que estão vazios, mais distante das atrações principais, sobrecarregando poucos enquanto vários estão vazios. Eu não encarei nenhuma fila para banheiro ou para beber água. Ainda preciso destacar a limpeza dos banheiros.
As opções de comidas não variam muito em relação a edições anteriores. Por sinal, o preço desse ano está mais condizente com a realidade. Ainda que muito caro não há uma alta exorbitante em relação a edição anterior.
Contudo, não dependi de comprar comida na Cidade do Rock, ganhei refrigerante de brinde na Coca-Cola e ganhei Doritos. Além disso, já fui com um bolsa preparada com alimentos permitidos a entrar no festival. Tive um gasto apenas com um Milk Shake de R$20 e um café de R$10 que é refil e posso tomar nos próximos dias que eu for.
Espaço para descanso e recarga de celular
Você vai depender muito do celular na Cidade do Rock. Somente através do aplicativo do RiR você marca horário em atrações e tem acesso a alguns estandes. Então, é possível que sua bateira não dure até o fim da noite.
Caso não tenha carregador portátil, espaços da Kit Kat espalhados pela Cidade do Rock irão lhe oferecer entradas USB‘s ou tomadas para recarga. Além disso, a Americanas trouxe o espaço Relaxa, próximo ao Megadrop, onde além de descansar, você pode recarregar seus aparelhos.
As Arenas
Deixei as Arenas por ultimo pois foi o local em que menos fiquei no RiR. O espaço GamePlay está mais escondido neste ano e com poucas ativações interessantes. Já o espetáculo Uirapuru é belo e para aqueles que gostam do estilo até vale a pena conferir, no entanto destoa do restante do festival. Já do Espaço Nave não posso falar pois não tive tempo suficiente para curti-lo
Uma leitura minha em poucas palavras sobre as arenas é de que, diferente de 2019, neste ano elas não parecem estarem em sintonia com o restante do festival.
Leia também: Rock in Rio 2022: Uma carta para o reencontro
O fim de noite e a volta
Como eu disse, por conhecer a cidade, eu não comprei o bilhete especial do Rock in Rio para ir e voltar. Fiquei até os últimos minutos na Cidade do Rock e sai junto com uma quantidade considerável de gente. Vale ressaltar que no fim, o Palco Sunset ainda teve um show surpresa para fechar a noite que foi até quase as 4 da manhã.
Por antecedência pesquisei os horários dos ônibus no Terminal Alvorada. Uma vez que os BRT’s só começariam a circular nas estações próximas a partir das 6 horas e eu precisaria de um carro de aplicativo ou de um taxi para chegar lá.
Em poucos minutos fora da Cidade do Rock, e alguns minutos de caminhada depois, conseguimos um carro de aplicativo em um valor razoável, enquanto no início outros estavam cobrando o triplo do mesmo valor. No Terminal Alvorada havia policiamento e meu ônibus para baixada saiu às 5 da manhã (no meu caso, eu fui para Queimados).
Quem comprou o bilhete especial não passou por isso e foi direto para os terminais com a frota terceirizada contratada pelo RiR. Então, pra você que não conhece tanto a região a dica é procurar seguir as orientações da organização. Mas, apesar da pouca divulgação, há sim outras opções como táxi e carros de aplicativos proximos a entrada do festival.
Meu saldo final da experiência no primeiro dia do Rock in Rio 2022
Fui descompromissado para assistir os shows desse primeiro dia de evento. Mesmo assim, consegui aproveitá-los (principalmente os últimos). Consegui uma quantidade considerável de brindes nos estandes e fora deles. Vivi muitas das experiências que a Cidade do Rock proporciona, que foram desde o medo e euforia nos brinquedos até a contemplação de um espaço tão grande, bonito e com tanta gente feliz – mesmo nesses tempos difíceis.
Veja também: Basta você fazer isso para ter café liberado na cidade do Rock
O primeiro dia de um festival como esse seria o dia em que quase tudo poderia dar errado. Isso é normal em primeiro dia de qualquer evento. Porém, o Rock in Rio conseguiu me surpreender positivamente e em nenhuma questão eu consigo realmente ser crítico ao festival. Não passei por nenhuma dificuldade, nem na chegada, nem durante o festival ou se quer na volta.
Senti sim falta de mais estantes ou ativações interessantes como as que haviam em 2019, talvez por conta da pandemia a confiança para investimento por parte de algumas empresas não tenha sido a mesma. Mesmo assim, o festival não deixou a desejar em diferentes possibilidades.
Se você vai nos próximos dias, divirta-se! E também acesse nossa matéria com dicas para curtir o Rock in Rio 2022. Além disso, fique de olho nas nossas coberturas pelas redes sociais e site.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Boa noite, amigo. Estou pensando em ficar até o final pra evitar o tumulto da saída, você acha que compensa?
Sim, sim. Eu fiz isso e em todos os dias que fui e não me arrependo.