“Se a vida começasse agora

e o mundo fosse nosso outra vez

e a gente não parasse mais de cantar

De sonhar…”

É só essa música tocar que automaticamente já vem à mente de todo mundo: “Rock in Rio”!

O maior festival de música da américa latina já é balzaquiano, completou 30 anos em 2015, mas tem um corpinho enxuto, mesmo estando na sua sétima edição no Brasil, que acontecerá em 2017, e tem fôlego para muitos anos mais.

A história do Rock in Rio começa em 1985, ano do fim da ditadura militar, no Brasil. O visionário Roberto Medina, publicitário da área de eventos, decide criar o maior festival de rock do mundo e bate na porta de mais de 200 empresários em nova Iorque, levando não atrás de não. Sua sorte virou, quando, em conjunto com o manager do Frank Sinatra, consegue o apoio para a realização do festival.

O local escolhido não era dos mais promissores: um terreno pantanoso, afastado do centro do Rio de Janeiro. Este lugar foi palco da primeira edição do Rock in Rio, que trouxe grandes nomes internacionais como AC/DC, Iron Maiden, Queen, Yes, Rod Stewart, James Taylor. Outra grande façanha desta edição foi lançar bandas nacionais como Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. E foi neste terreno pantanoso que, durante 10 dias, uma multidão de mais de um milhão de pessoas se reuniu para cantar, dançar, e se jogar na lama que se formou depois da chuva, lembrando as famosas cenas de outro festival icônico: Woodstock.15271226_1619433228351085_518972139_oFoi nesta edição do Rock in Rio que Freddie Mercury regeu o público que entoava o coro na canção Love of My Life, uma das cenas mais famosas do Rock.

O Rock in Rio tornou-se um mega empreendimento nas mãos de Roberto Medina e o festival agora é um franchising, com edições em Lisboa, Madrid e Las Vegas.  Desde então, já ocorreram 17 edições do Rock in Rio, seis no Brasil, sete em Portugal, três na Espanha e uma nos EUA.

O Rock in Rio evoluiu e se adaptou aos novos tempos em que há muita informação em todos os lugares: a atração não se resume somente ao palco dos shows, que hoje é chamado de palco mundo. Há outros palcos com shows ocorrendo e diversões como roda gigante e a concorrida tirolesa. Casamentos já ocorreram nos últimos Rock in Rio e há a movimentada rua do Rock.

A próxima edição será em setembro de 2017 e todos os ingressos já esgotaram em menos de uma hora, mesmo sem a line up finalizada, um verdadeiro fenômeno, como tem sido tudo no Rock in Rio, desde sua primeira edição.

Por Silvia Ferrari