Por que o Dia Internacional do Rock só é comemorado no Brasil?
Certamente você sabe que o dia 13 de julho é quando se comemora o Dia “Mundial” do Rock. E talvez tenha ouvido também que essa data só é comemorada aqui no Brasil. Mas se é o dia Internacional ou Mundial do rock, porque a data só é celebrada em terras brasilis?
Vamos voltar a de julho de 1985. Nesse dia, um belo sábado, ocorreu o concerto Live Aid. Organizado pelo irlandês Bob Geldof, o evento tinha intuito de arrecadar fundos para combater a pobreza na África. Em dois palcos – um no estádio Wembley em Londres e outro no estádio JFK na Filadélfia – monstros sagrados do rock como The Who, Status Quo, Eric Clapton, uma reunião do Black Sabbath uma reunião do Led Zeppelin, Queen (performance magistralmente reproduzida em “Bohemian Rhapsody”), David Bowie, BB King, Mick Jagger e Paul McCartney dividiram palco com sucessos consolidados do momento como Dire Straits, Madonna, , Sting, Scorpions e U2 em um dia inteiro de música transmitido para Europa pela BBC e nos EUA pela ABC e a MTV.
Phil Collins, graças ao fuso horário, tocou nos dois lugares. Depois da apresentação no Wembley, pegou um concorde e voou para a Filadélfia. Depois desse feito, o líder do Genesis declarou que gostaria de ver aquele sendo considerado o “dia mundial do rock”. Acontece que apenas o Brasil entrou nessa “pilha”.
Isso porque em 1993, duas rádios paulistanas, a 89 FM e a 97 FM, começaram a celebrar a data como se de fato fosse comemorada mundialmente. No ano seguinte Fluminense FM do Rio de Janeiro também entrou na campanha e o dia 13 de julho se tornou definitivamente o dia do rock por aqui.
Mas, afinal, quando se comemora o Dia Internacional do Rock?
A verdade é que não há um consenso. Existem datas distintas que são consideradas o dia do rock nos Estados Unidos. Alguns colocam o dia 5 de julho, pois nesse dia, em 1954, “That ‘s All Right”, de Elvis Presley, era gravada, sendo considerado um grande marco para a história da música. A música é tida como uma convincente candidata ao marco zero do rock ‘n’ roll.
A versão original foi composta em 1946, no estado de Chicago, pelo cantor norte-americano de blues Arthur Crudup e lançada como single no ano de 1947.
A outra data seria 9 de fevereiro, quando os Beatles faziam sua primeira aparição na TV americana no programa de TV de Ed Sullivan.
Foi nesse dia, em 1964, que o fab four mudou a história da televisão americana para sempre. No programa dominical obrigatório de todas as famílias. Depois deles, praticamente todas as bandas importantes passaram pelo Ed Sullivan Show durante o período em que o programa esteve no ar.
Por fim, 13 de julho, 9 de fevereiro ou 5 de julho, o que vale é celebrar esse gênero musical mais relevante da segunda metade do século XX e início do XXI. E vida longa ao Rock!
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.