Quando um filme promete ter seu enredo associado à histórias reais, o telespectador tem a tendência de ficar mais chocado ou surpreso. E quando o filme, no caso, é de terror, é preciso muita coragem para sentar em frente a tela do cinema e enfrentar duas horas de histórias macabras.
No entanto, boa parte dos apaixonados pelo gênero já assistiu algum filme baseado em histórias reais e não sabe. Isso porque muitos diretores e roteiristas deram vida a seus personagens com traços e personalidade parecidas com a de alguns assassinos reais, mas não retrataram fielmente a vida de nenhum deles. A seguir, você confere alguns exemplos:
1 – Zodíaco
O filme dirigido por David Fincher retrata a saga de investigadores e jornalistas em tentar descobrir a identidade e prender um assassino que foi conhecido como Zodíaco. Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo interpretam personagens não-fictícios que realmente fizeram parte do caso Zodíaco. Até hoje não descobriram a verdadeira identidade dele e a única pista que ajudou a ter noção de sua aparência foi um retrato-falado feito por uma das vítimas que sobreviveu. O que a polícia sabe com certeza é que esse homem matou seis pessoas em São Francisco (Califórnia) no final da década de 60. Porém, ele se dizia responsável por pelo menos 37 mortes. E então você (que não viu o filme) pergunta: como ele dizia que matou 37 pessoas se nunca foi visto ou capturado? E a resposta é: por cartas. Zodíaco se comunicava por cartas repletas de enigmas as quais ele enviava a jornais e até seu apelido foi escolhido por ele mesmo. O serial killer é uma das principais pessoas que teve casos policiais não resolvidos, só fica atrás de Jack, o Estripador.
2 – Do Inferno
Com essa deixa, vamos a história de Jack, o estripador. O filme “From Hell” de Albert e Allen Hughes, conta a trama de um investigador (Johnny Depp) se propõe a caçar um assassino que matava prostitutas em Londres, na Inglaterra. Contextualizada por volta dos anos de 1888, a história real se parece com a contada acima, o assassino teve cinco vítimas comprovadas e seu nome foi envolvido com outros casos que não conseguiram ser resolvidos. Os ataques de Jack ficaram conhecidos mundialmente e repercutem até hoje por seu requinte de crueldade. O criminoso cortava as gargantes e os abdomens e removia os órgãos das vítimas, levantando a suspeita de ser alguém que possuía algum conhecimento de cirurgia e anatomia. Algumas cartas chegaram ao alcance da imprensa, mas sua relação com o verdadeiro assassino nunca foi comprovada. O responsável por todas essas mortes nunca foi pego.
3 – O Massacre da Serra Elétrica / Psicose
Os dois filmes estão em um mesmo tópico porque os dois foram baseados no mesmo assassino. “O Massacre da Serra Elétrica” foi um filme realizado pelo diretor Tobe Hooper e já teve várias continuações e remakes, conquistando o patamar de clássico do terror. Mas o que alguns não sabem é que o o icônico Leatherface foi baseado em um homem chamado Ed Gein. Gein teve duas vítimas comprovadas e apesar de não ser considerado um serial killer, é uma das figuras mais utilizadas como referência em filmes de psicopata. Sua história é tão conhecida porque ele utilizava a pele das pessoas que assassinava para construir objetos pessoais, como abajures, estofado de cadeiras, coletes, cintos, máscaras e outros objetos bizarros.
Sua relação com a mãe foi o ponto de partida para o filme “Psicose”. O pai alcoólatra de Ed Gein morreu quando ele ainda era jovem e o irmão morreu em um incêndio na propriedade da família, morte que depois foi assumida por Gein. O assassino passou a viver somente com a mãe. O que se sabe é que a mãe proibia qualquer tipo de aproximação do filho com possíveis amigos e que era muito religiosa. Pouco tempo depois da morte do irmão, a mãe morreu também. Após esse acontecimento, Gein decidiu que ia mudar de sexo e começou a se vestir como sua mãe (Norman Bates feelings). Quando o criminoso foi pego e preso, ele admitiu que escavava túmulos a procura de cadáveres parecidos com a de sua mãe. Ed Gein passou o resto da vida preso em um hospital psiquiátrico.
Por Manuella Neiva
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.