Em 2018, em sua 4º edição, o festival internacional dedicado à arte burlesca tem como tema principal a diversidade
“Yes, nós temos Burlesco!” nasceu em 2015 pelas mentes de duas performers da arte burlesca. Isabel Chavarri, atriz e preparadora de atores e Giórgia Conceição, diretora teatral se reuniram em meados de 2014 e começaram a idealizar o projeto. Por estarem inseridas no meio, perceberam a grande adesão de artistas nacionais ao movimento desde 2010, por conta disso, decidiram colocar o festival de pé para promover a formação de uma comunidade burlesca sólida no país e fortalecer o intercâmbio cultural neste meio.

No Burlesco encontramos elementos como dança, sensualidade, humor, teatralidade e striptease. Sim! Burlesco é a arte do “Tease”- provocar. Visto como uma arte de segunda na década de 50, hoje, no mundo todo, o movimento volta com toda força através do chamado”new-burlesque” que contém os mesmos elementos tradicionais do clássico burlesco, porém com um olhar personalizado pelo intérprete, que pode trazer um teor mais sexual, lírico, misturado com outras linguagens cênicas e também político.
Além de reunir artistas nacionais, o festival também conta com várias participações internacionais como Miss Indigo Blue e Tigger – artistas convidados que abrilhantaram o YNTB de 2017 – e Julie Atlas Muz e Dirty Martini, que arrasaram em 2015. A primeira edição, com uma única noite de apresentação programada – que contou ainda com uma apresentação extra no Teatro Cacilda Becker por conta da grande procura – ocorreu no Teatro Rival e ainda teve o espetáculo: “Carne de Segunda – Burlesque Meat Show” na programação do Itaú Cultural de São Paulo. Em 2016, elas dispuseram de 4 dias de festival, podendo assim incrementar e oferecer uma programação mais diversificada com workshops como: burlesco para iniciantes, maquiagem e cabelo vintage técnicas de twirling (rodar pasties) entre outros. No último ano, além das conquistas que vieram acumulando, contaram ainda com a festa Pop Porn como a after party oficial do evento.

Para 2018, com o tema: “Diversidade”, a ideia central é criar ambientes adequados para todos os interesses. O objetivo é celebrar a beleza das diferenças com muito glitter e rebolado. O Brasil é um dos países mais miscigenados e com uma riqueza de fauna e flora inigualável. Os artistas do YNTB chegam como um antropofágico resultado de uma história cheia de adversidades que hoje luta por um mundo mais igualitário.
Os 4 dias de festival vão contar com espaços além do teatro como a Praia de Ipanema e a Casa Burlesca -local onde os performers irão se hospedar durante o festival. A ideia é abrir o evento na quinta (19/04) de forma leve, oferecendo drinks aos performers e ao público para aproxima-los. Como o evento acontece no Rio de Janeiro, porque não um banho de mar? Isso mesmo! Na sexta (20/04) o YNTB vai a praia de Ipanema, uma atividade aberta e gratuita, mais tarde, uma aula-show será oferecida no Cine Jóia – retomando uma feliz parceria já realizada com o espaço – em que uma palestra está atrelada também a performance. Sábado(21/04) é o dia da grande noite com a apresentação oficial de todos os burlescos, seguida da festa do festival em parceria com o Festival PopPorn que discute sexualidade e no domingo(22/04) o BrunchLesque na Casa Burlesca para finalizar. Ufa!

E a equipe que faz isso tudo acontecer não para! Elas marcaram presença no carnaval carioca para dar amor e promover o financiamento coletivo do evento – para colaborar clica aqui! – que está contando com recompensas como acesso a fotos exclusivas, ingressos, acessórios burlescos, aulas exclusivas com profissionais e muito mais! Vale muito a pena conferir!
Só de imaginar já deu aquela vontade de participar não é mesmo? Fica de olho nas redes sociais, acompanha as novidades e reserve os dias 19/04 a 22/04 para o festival mais babadeiro do Rio. Você não vai querer ficar fora dessa!
Por Rayza Noiá


Sem comentários! Seja o primeiro.