A rainha das trilhas sonoras de animes deixou sua marca no Rio de Janeiro

Para o mundo dos animes, ela é unanimidade. Para os fãs brasileiros, causa delírio por onde passa. E no Anime Friends Rio Tour, não foi diferente. Yumi Matsuzawa estava entre as atrações mais esperadas do line-up do evento. E, apesar de só ter se apresentado no sábado (6), ela esteve presente no Riocentro nos três dias. Deu autógrafos, tirou fotos, vendeu itens de sua lojinha, além de ter concedido uma entrevista coletiva para a imprensa no dia 5 e de ter participado de uma roda de conversa com a banda Snowkel, no Auditório Anime, no último dia. E a Woo! Magazine, claro, não deixou por menos e esteve por perto em todas as ocasiões.

Mas quem é Yumi?

Ela nasceu em 1974 na província de Saitama, a uma hora de distância de Tóquio. Desde muito jovem se interessou pelo universo de animes, mesmo antes de se imaginar cantora de temas de alguns. Queria ser lutadora de luta-livre, mas, felizmente, acabou mudando de ideia. Afinal, “Os Cavaleiros do Zodíaco” não seriam os mesmos sem a voz de Yumi em sua abertura. Fez alguns trabalhos como modelo na década de 1990, já com o sonho de ser cantora. Até que em 1996 fez testes e foi escolhida para interpretar “You Get to Burning“, tema de Kidou Senkan Nadesico, e dublou a personagem Junko Mizuhara na mesma animação. No filme da série, lançado em 1998, cantou o encerramento “Dearest“.

Em 1997, lançou três singles independentes e começou a colaborar para outras séries como Bucky e Gate Keepers. Cinco anos depois, alcançou o auge, quando interpretou “Chikyuugi“, “Kimi to Onaji Aozora” e “My Dear” da saga de Hades de Os Cavaleiros do Zodíaco. Todas elas foram compostas pela japonesa, que era grande fã dos desenhos de Masami Kurumada.

Ela está entre nós

Yumi esteve por aqui a primeira vez em 2006, para o Anime Friends em São Paulo. Retornou algumas vezes e agora, chegou para as edições carioca (a primeira, em questão) e paulista. Seu show, no dia 6, foi impecável. Interpretando seus principais sucessos, a cantora não decepcionou. Interagiu com seu público durante todo o show e ainda arriscou falar em português por diversos momentos. Fofa, né?

Na coletiva de sexta, foi só sorrisos. Chegou pontualmente no horário marcado, cumprimentou todos os repórteres presentes e não deixou escapar nenhuma pergunta, além de, no final, fazer questão de tirar foto com os jornalistas. Quando questionada se tinha o hábito de ouvir músicas brasileiras, fez questão de mostrar sua playlist, com várias músicas do duo Anavitória. “Trevo” é a sua favorita. E quanto a nossa culinária? A feijoada, churrasco e tapioca estão entre seus prediletos.

Sobre sua experiência como jurada no Animax Anison Grand Prix, ela disse que valorizava não só a qualidade do artista ao cantar, mas se a letra se enquadrava com a obra em questão. E se pudesse dar um conselho à meninas que sonham em ser cantoras como ela, Yumi diz que devem se divertir e cantar músicas com o coração – isso acarretará, segundo a própria, em novas oportunidades.

Ela também expressou seu carinho pelo Brasil. Segundo ela, a maior parte de seus seguidores do Instagram, são de brasileiros. Yumi se apresentará no dia 13 em São Paulo, no palco principal do Anime Friends e no dia seguinte, participará de uma roda de conversa com Mika e os fãs. Para outras informações, basta acessar o site oficial do evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.