O 10° BH Film Festival, um dos mais prestigiados festivais de cinema do Brasil, que acontece entre os dias  20 a 27 de Outubro desse ano, está com as inscrições abertas para uma seleção primorosa de Oficinas e Workshops que farão parte do evento.

Confira abaixo o conteúdo e mais sobre as inscrições que ficarão abertas até dia 05 de outubro.

imageproxy-mvc

Análise de Estilos Cinematográficos  (seleção do Júri Jovem para atuar na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: Cleber Eduardo
Período: 21 a 23/10
Horário:  14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30 vagas

Objetivo: Desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar os cinco integrantes do Júri Jovem, que elegerá o melhor longa da Mostra Transições, em Tiradentes 2017.

Conteúdo programático:
– Perspectivas históricas do cinema brasileiro de suas origens até os anos 2000
– Mapeamento de questões contemporâneas
– Análise de filmes brasileiros através da exibição de trechos dos filmes.

Pré-Requisitos: Ser estudante universitário entre 18 e 25 anos. Disponibilidade para estar em todas as aulas. Ter disponibilidade para viajar a Tiradentes em janeiro de 2017 para integrar o Júri Jovem, se selecionado(a) ao final da oficina.


Assistência de direção
Instrutor: Marcelo Caetano
Período: 21 a 23/10
Horário: 14 às 18h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Objetivo: Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nesta oficina estudaremos sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e exercícios práticos, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

 Conteúdo programático:
1º dia – a)Apresentação do curso; Funções do Assistente de Direção.
b) Destrinchando o roteiro e montando um banco de dados.
c) O uso do Movie Magic Scheduling d) Organizando a filmagem: desenho de produção, cronograma de trabalho, Plano de Filmagem e Análise Técnica.

2º dia – a) O assistente de direção e o elenco (produção de elenco, ensaios, figuração)
b) Metodologia de direção: Mise-en-scene e decupagem (reuniões de decupagem)
c) As demandas do cinema contemporâneo para o assistente de direção (cinema de fluxos, cinema-instalação, dispositivos).

3º dia – a) Trabalho com os departamentos: arte / figurino / maquiagem / som
b) A dinâmica do set
c) O assistente de direção no documentário.

Pré-Requisitos: Idade mínima 16 anos (que é a classificação indicativa dos filmes que exibo). Os(as) alunos(as) devem ser interessados em atuar profissionalmente na realização audiovisual (sem restrição de funções, vale direção, produção, direção de arte, entre outras).

internal

Divulgação: BH Film Festival


Webséries – Mercado e Produção
Instrutor: Guto Aeraphe
Período: 22/10
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas

Objetivo: Visão geral do mercado de webséries e os processos de criação e produção.

Conteúdo programático:
– Dados dos mercado de webséries (Fonte: Webseries World Cup)
– Conceitos digitais x Conceitos analógicos
– Formação de um novo público
– Desenvolvimento de roteiros e linguagem
– Financiamento e produção
– Exibição x Distribuição (processos de monetização)

Pré-Requisitos: Ter conhecimento em produção audiovisual


Direitos autorais e contratos do audiovisual
Instrutor: Rafael Neumayr
Período: 21/10
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas

Objetivo: Apresentar noções gerais a respeito dos direitos autorais no audiovisual e analisar os principais contratos celebrados na área do audiovisual, especialmente sob a perspectiva do tratamento dado à propriedade intelectual. Serão abordados, por exemplo, o contrato de roteirista, o contrato de diretor, o contrato de coprodução e o contrato de distribuição de obras audiovisuais.

Conteúdo programático: 
– Propriedade intelectual
– Direitos Autorais (noções gerais, usos livres, domínio público, coautoria e obra coletiva, etc.)
– O tratamento dado pela Lei de Direitos Autorais à obra audiovisual
– Noções gerais sobre celebração de contratos
– Análise de contratos do audiovisual em espécie, sob a perspectiva da propriedade intelectual

Pré-Requisitos: Não há pré-requisitos


Masterclass: Adriano Aprá
Instrutor: Adriano Aprá
Período: 21 a 23/10
Horário:  14h às 17h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 80 vagas

Conteúdo programático:
Nestes três encontros com o crítico italiano Adriano Aprà serão exibidos os filmes:
Gertrude (Gertrud), de Carl Theodor Dreyer (1964)
Crisântemos Tardios (Zangiku Monogatari), de Kenji Mizoguchi (1939)
O Eclipse (L’Eclisse), de Michelangelo Antonioni (1962)

Público-alvo: Direcionada a estudantes de comunicação, cinema e áreas afins, além de profissionais do mercado audiovisual.

Pré-requisitos: Não existem pré-requisitos.


Lembrando, as inscrições estarão abertas até dia 05 de outubro. Para se inscrever, basta clicar no botão abaixo. Participe!

Inscrições

Fonte e Fotos: Bh Film Festival